Ao longo da história do cinema, grandes filmes de terror se destacaram, mas qual foi o primeiro? Muitas décadas antes de Jogos Mortais, sagas de Pânico e Invocação do Mal, um filme originava o terror nas telas. Portanto, para descobrir qual filme inaugurou o gênero, devemos voltar para 1896.
Sim, no final do século XIX, o cinema ainda engatinhava com produções preto & branco e mudas. Na França, o cineasta Georges Méliès repercutia sua fama por inovar e ajudar o cinema a dar seus primeiros passos. Em meio a este cenário, o cineasta inaugurou o gênero de terror com o curta-metragem A Mansão do Diabo.
O curta de pouco mais de 3 minutos, A Mansão do Diabo (Le Manoir du diable, no original), gira em torno do confronto de cavaleiros contra o demoníaco Mefisto. Apesar do longa apresentar uma abordagem mais voltada para o entretenimento em si, ainda é considerado um filme de terror principalmente por elementos ali presentes.
Você pode conferir a esse clássico logo abaixo:
E qual é o primeiro longa-metragem de terror?
Apesar de Frankenstein ter sido lançado em 1910, ele ainda não é o primeiro longa, uma vez que conta com uma duração de 16 minutos. Dessa forma, muitos cinéfilos afirmam que o primeiro longa-metragem na história do terror vem direto da Alemanha de 1920.
O Gabinete do Dr. Caligari é um marco não somente para o terror, como também deixou sua marca no cinema em si. Com 1h09min, o longa conta com a direção de Robert Wiene e o roteiro de Carl Mayer e Hans Janowitz e é de extrema importância para o movimento expressionista alemão. Segue a sinopse:
Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.
Devido ao Expressionismo alemão, o longa apresenta diversas camadas em sua produção artística. Seja pelo olhar do personagem, ou então por características únicas – como a presença de deformações ou de formas geométricas – do próprio cenário, por exemplo. Tais aspectos moldaram o filme e valorizaram ainda mais, tornando-o assim em uma obra. Este mesmo movimento foi o que influenciou outras obras da época, como o próprio Nosferatu (1922).
Por fim, você pode conferir O Gabinete do Dr. Caligari na Prime Video ou no Telecine.
E no Brasil?
O cenário nacional demorou mais tempo para entrar na onda do terror. Foram necessários 40 anos para então lançar seu primeiro filme do gênero.
Somente em 1964, estreava À meia-noite levarei sua alma, com a direção de José Mojica Marins, que também atuou e participou do roteiro ao lado de Magda Mei. Ainda, foi aqui que Marins dá a vida a um dos personagens tão terríveis do cinema brasileiro: o Zé do Caixão.
Além disso, o longa é a porta de entrada para a trilogia do Zé do Caixão e a sua busca em gerar um herdeiro perfeito. Não entendeu? Segue a sinopse:
O coveiro Zé do Caixão tem a obsessão de gerar um filho perfeito. Ao saber que sua esposa não pode engravidar, ele procura a namorada de seu amigo e a violenta. Com isso, ela pretende se suicidar para voltar do mundo dos mortos e levar a alma dele.
Como já dito, a saga de Zé do Caixão se conta em três partes:
- A Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)
- Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
- Encarnação do Demônio (2008)
Por fim, você pode assistir ao clássico do terror nacional A Meia-Noite Levarei Sua Alma na Globoplay.
Portanto, agora você já sabe qual é o primeiro filme de terror na história do cinema. Como você pode ter visto,, foi preciso de um longo caminho para o gênero chegar a se tornar no que é hoje, seja no cinema internacional ou nacional. Foram necessários os primeiros passos para então surgir as atuais franquias de terror que fazem tanto sucesso, com vilões tão característicos, como Ghostface, Jigsaw, Michael Myers, Freddy Krueger e tantos outros.