Nesta quinta-feira (28), Gypsy Rose deixou a prisão após 7 anos presa pelo assissinato com a mãe. A história de Gypsy Rose e sua mãe Dee Dee ganha um espaço notório nas mídias devido aos abusos que Dee Dee fazia com sua filha, o qual consequentemente levou a Gypsy assassinar sua mãe. Com isso, a história de mãe e filha acabou inspirando a série The Act, como também o filme Mamãe Morta e Querida

A liberdade de Gypsy está causando muitos debates nas redes sobre o ocorrido e como pela primeira vez ela vai viver sua tão sonhada liberdade. Liberdade de sua mãe e prisão. Mas você precisa entender um pouco o Caso Gypsy e como isso choca a todos. 

Gypsy e sua mãe Dee Dee 

Clauddine “Dee Dee” Blanchard e sua filha Gypsy Rose viveram no Missouri, Estados Unidos, entre 2008 a 2015 – ano da morte de Dee Dee. Gypsy Rose nasceu em Golden Meadow, Louisiana, no dia 27 de Julho de 1991. Desde o seu nascimento, a mãe de Gypsy a considerava uma criança doente. No entanto, seu pai, Rod Blanchard declarava Gypsy uma bebê saudável o que contrariava a mãe superprotetora Claudine. 

Gypsy Rose
“First selfie of freedom!” / Intagram: gypsyrose_a_blanchard

Com isso, a vida de Dee Dee e Gypsy nos hospitais começou a intensificar nos 3 meses de nascimento da garota, ao qual ela passava por várias consultas para investigar apneia do sono e alterações cromossômicas. Conforme Gypsy ia crescendo as doenças também, o que deixava qualquer pessoa preocupada e sensibilizada com a garota. 

Gypsy cresceu rotulada como “a garota da cadeira de rodas”, já Dee Dee era uma mãe solo exemplar. A mãe que movia o mundo para manter a sua filha viva e o mais saudável possível. Até agora parece tudo normal, é apenas uma mãe preocupada com a saúde da sua filha. Afinal a garota possuía uma lista de doenças, desde leucemia, a alterações cromossômicas, distrofia muscular, epilepsia, asma grave, apneia do sono e a “mentalidade de uma criança de 7 anos”. Devido a essas doenças, Gypsy dependia 100% da sua mãe. 

Por ser mãe solo, Dee Dee conseguia manter os “tratamentos” da filha através de doações da comunidade, foi assim que elas conseguiram morar no Missouri até a sua morte. Portanto, durante todo esse tempo Gypsy não conseguia andar, falar e muito menos comer, ela relata que sua alimentação era através de uma sonda. 

A descoberta que Gypsy era manipulada pela mãe 

Quando Gypsy entrou na adolescência, Dee Dee começou a perder um pouco o controle sobre a garota. Chegando até a proibi-la de usar a internet, a proibiu de namorar, falar sobre garotos e limitava seu tempo de contato com outros jovens. Entretanto, as coisas começaram a mudar quando a garota completou 18 anos e começou a perceber as atrocidades que sua mãe fazia, como forjar as doenças, tratar a garota como incapaz mesmo estando saudável.

Foi então que Gypsy começou a usar a internet escondido de sua mãe e através do facebook, ela conheceu o homem que a ajudou a assassinar sua mãe, seu namorado secreto Nicholas. Como ela era proibida de usar qualquer rede sociais, Gypsy criou um perfil falso para não levantar suspeita da mãe. Portanto, através desse perfil, ela e seu namorado Nicholas arquieteram o assassinato de Dee Dee. 

O assassinato de Dee Dee

Gypsy vida real e série
Gypsy Rose / Joey King (The Act)

Aos 23 anos, Gypsy resolveu contar para uma vizinha a relação que ela tinha com Nick (Nicholas) e o seu desejo de fugir de casa para viver a vida com ele. Mas foi apenas em março de 2015 que eles se encontraram pela primeirava vez e a partir do incomodo de Dee Dee com Nick, os dois começaram a arquitetar o assassinato da mãe para então viverem “felizes para sempre”. 

Então, em junho de 2015, Dee Dee foi encontrada morta em sua casa em Missouri, Nicholas foi quem matou a mulher a pedido de Gypsy, Dee Dee foi morta com 17 facadas. No dia seguinte, ambos postaram em suas redes sociais uma comemoração pela morte de Dee Dee, o que deixou os vizinhos de Gypsy preocupados. Com isso, eles acabaram acionando a polícia. Afinal, Dee Dee era uma mãe exemplar, a sua morte foi um grande choque para a vizinhança, que não sabia como ela manipulava todos os exames da filha. 

Dias depois Gypsy e Nicholas são presos pela morte de Dee Dee. A principio Gypsy negava envolvimento com o assassinato da mãe, mas depois de um tempo ela confessou que planejou tudo com ele. Isso fez com que Gypsy pegasse 10 anos de prisão e Nicholas prisão perpétua e toda a verdade do caso viesse à tona, levando a inspirar a série The Act.

Gypsy
Reprodução: Facebook Dee Gyp Blancharde

Gypsy relatou ao BBC News que só sentiu a liberdade na prisão, após o assassinato da sua mãe, “a  prisão que eu estava vivendo antes, com minha mãe, é como se eu não pudesse falar. Eu não podia comer, não tinha amigos. Eu não podia sair de casa e, você sabe, brincar com amigos ou fazer qualquer coisa. Aqui [na prisão], eu sinto como se fosse mais livre do que vivendo com minha mãe. Porque agora eu posso… viver como uma mulher normal”, afirmou Gypsy em entrevista. 

O que levou Dee Dee a isso? 

De acordo com os investigadores e especialistas, há toda uma teoria que Dee Dee sofria a Síndrome de Münchausen, também conhecida como transtorno factício. Sendo um transtorno psicológico que faz com que  um dos pais simula sinais e sintomas na criança com o intuito de chamar a atenção para si mesmo.

Além disso, a pessoa que possui a síndrome sente uma necessidade a mais de ter a simpatia de médicas e enfermeiros. Como também está relacionado ao prazer em enganar indivíduo consideravelmente importante. Portanto, os pacientes começam a manifestar os sintomas com perfeição.

Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento. Advogados afirmam que  Gypsy passou grande parte de sua vida dopada de remédios e tranquilizantes.

O Caso Gypsy inspirou a série The Act 

The Act
Reprodução: The Act

O Caso Gypsy parece história de ficção, mas infelizmente é real, Gypsy perdeu sua infância e adolescência presa por quem ela mais amava, sua mãe. Dee Dee fazia de tudo para forjar as doenças de Gypsy e se transformar na supermãe, que faz de tudo pelo bem de sua filha. 

Essa triste história ganhou espaço no audiovisual, como é o caso da série The Act, que conta a história de mãe e filha. A atriz Joey King (A Barraca do Beijo) deu vida a Gypsy, uma jovem que passou a vida inteira acreditando que tinha uma grave doença por causa da sua mãe, Dee Dee (Patricia Arquette). Após descobrir a verdade, Gypsy começa a procurar sua independência, o que acaba resultando em um assassinato. 

Você pode assistir The Act na Prime Video. Caso você queira saber mais sobre a história de Gypsy e Dee Dee você também pode assistir o documentário “Mamãe Morta e Querida”, na HBO Max.