O livro “Verdade Obscura – O Dilema de James Bonnet”, escrito pelo autor C. S. Bolton (Cesar Silva) explora uma narrativa que envolve uma história fictícia, mas com elementos para ensinar mecanismos reais para raciocínios que podem auxiliar os leitores de uma forma diferenciada em vários aspectos do cotidiano, até mesmo no âmbito profissional.
Sobre a história de “Verdade Obscura”:
Primeiramente, para os fãs de uma história com características mais modernas e que buscam conhecimentos para além da ficção, o livro “Verdade Obscura” pode trazer boas percepções com raciocínio crítico e criativo e uma leitura que te prende.
O livro conta a história de James, um pai que luta para salvar a vida de Gabriel. Ele percebe a necessidade de evitar a morte de seu filho após uma tragédia. Desesperado, ele busca criar um novo medicamento que dá certo. Porém, por não ser um remédio aprovado e legalizado, pode lhe trazer problemas caso seja descoberto.
Assim, James guarda um segredo para aplicar a cura do medicamento que ele mesmo criou, no próprio filho e estuda os resultados.
No entanto, uma indústria bilionária quer se apropriar de seus conhecimentos e silenciá-lo, enquanto outra empresa ainda mais gananciosa quer tirá-lo do jogo a qualquer custo.
Durante a luta para salvar seu filho e proteger seu trabalho, James junta-se com a parceira de trabalho, Sandra. Eles querem desvendar os acontecimentos e mais detalhes sobre a mesma inteligência artificial que usa para salvar vidas, que também pode ser usada para destruí-las. Os motivos por trás dessa dualidade são antigos e universais: a luta pelo poder e pelo dinheiro.
Nesta jornada de ficção, James e Sandra unem peças para desvendar e saber como sair das situações mais perigosas e delicadas que vão surgindo Eles lutam contra as forças que buscam controlar a inteligência artificial e tudo o que ela representa.
Impressões sobre a leitura
Além da história em si, durante todo o livro, entre as passagens dos acontecimentos da história, há QR Codes que direcionam o leitor para aulas que têm relação com a temática abordada naquele capítulo. Não é necessário abrir os links para entender a história. O autor pensou nos QR Codes como uma forma de colocar um conhecimento a mais na construção do entendimento dos assuntos abordados.
O livro tem um elemento de tempo característico que é um tanto diferenciado: os fatos acontecem em um período curto, até mesmo com vários capítulos falando sobre um mesmo dia.
Além disso, a leitura é bastante objetiva, com pequenos quadros explicando alguns termos ou frases que podem não ser entendidos pelo leitor.
Assim, se quiser saber mais sobre a história, a construção narrativa e o autor, tem uma entrevista bem completa com C. S. Bolton aqui no nosso site e também no canal do YouTube. Clique aqui para saber mais.