Romance de Francisco Maciel ganha edição em inglês e amplia o alcance da literatura brasileira
A obra de Francisco Maciel, “Não adianta morrer“, publicada no Brasil pela Estação Liberdade em 2017, terá uma edição em inglês pela New Vessel Press. A novidade chega sob o título de “There’s No Point in Dying”, e será distribuída nos Estados Unidos e para todo o mundo anglófono.
Em depoimento, o autor carioca relaciona o lançamento ao famoso verso de Carlos Drummond de Andrade: “É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.” :
“Não adianta morrer, There’s No Point in Dying. Nada mudou e tudo mudou. É você mesmo quem está de volta a si mesmo, versão e diversão, em outro espelho, em outra língua. Seja bem-vindo. Welcome. Memórias futuras.”
Conheça a obra de Francisco Maciel
Ambientado no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, o livro acompanha personagens que circulam por um território atravessado pela memória do samba, pela violência cotidiana e por desigualdades históricas que insistem em se repetir.
Dessa forma, o romance se organiza como um mosaico de relatos e experiências distintas. Assim, o leitor acompanha episódios do Brasil contemporâneo enquanto reencontra ecos de séculos anteriores, por exemplo, no modo como a violência se reinscreve sobre os mesmos grupos sociais
Leia também: Entrevista Tiago Feijó, finalista do Prêmio Jabuti
O autor aposta na construção de personagens intensos, muitas vezes excêntricos, que não só dão movimento, mas também humanidade ao texto. Figuras como Pedrão, Vovô do Crime, Guile Xangô, Mirtes e Marcelo Cachaça atravessam a narrativa com humor e desejos profundamente humanos. Sendo assim, o romance é marcado por uma narrativa que permeia entre a tragédia e ironia, sem deixar cair em um tom irresponsável.
O enredo expõe como a violência institucional, o racismo e a desigualdade moldam trajetórias desde a infância. Ao mesmo tempo, o livro reconhece a inventividade e a resistência que surgem mesmo nos cenários mais adversos.
Imagem de capa: Estação Liberdade
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.