A busca pelo trio protagonista da nova série de Harry Potter já está acontecendo. Durante o evento Max Showcase, em Londres, a showrunner Francesca Gardiner revelou que 32 mil pessoas já fizeram o teste para os icônicos personagens.
Há alguns meses, os produtores da série divulgaram que as audições para os papéis de Harry, Ron e Hermione seriam abertas a todos os atores entre 9 e 11 anos residentes do Reino Unido e Irlanda. Uma porta-voz da AYPA (Associação de Agentes de Jovens Artistas), revelou em entrevista ao Deadline que desde o anúncio da busca pelo novo elenco de Harry Potter, houve um grande aumento nas candidaturas de crianças em agências do Reino Unido.
Para a fase inicial, os atores precisaram enviar dois vídeos: um falando sobre si mesmos e outro interpretando uma história ou poema. As crianças representadas por agentes ganharam uma “vantagem” de receber duas páginas do roteiro para leitura. Ao que tudo indica, agora a produção já fez alguns filtros e está em fases de “leituras de química” com os jovens atores que passaram pelas primeiras fases.
Diversidade e polêmicas
A diversidade dos personagens tem sido um ponto de discussões entre os fãs recentemente após as polêmicas relacionadas a falta de representatividade nos livros J.K Rowling. Além disso, as mudanças de raça ou etnia dos personagens em adaptações live-action como A Pequena Seria, Branca de Neve e Como Treinar Seu Dragão também movimentaram essas conversas nas redes sociais.
Em Harry Potter, por exemplo, vários fãs acreditam que Hermione deveria ser interpretada por uma atriz negra – como foi o caso da peça teatral de A Criança Amaldiçoada. Enquanto isso, outros gostariam que a escalação dos personagens fosse o mais próxima possível dos filmes originais.
Apesar das discussões, a produção da série pediu que os agentes “apresentassem artistas qualificados, independentemente de etnia, sexo, deficiência, raça, orientação sexual e identidade de gênero” em sua chamada para as audições, abrindo margem para possíveis mudanças na nova escalação.
Outros personagens
Quando o trio protagonista estiver definido, as atenções se voltarão para o elenco de seus amigos e familiares. No entanto, devido ao alto número de fitas de audição recebidas, é possível que a equipe já tenha começado a identificar candidatos potenciais a outros personagens, antecipando novas escalações. Ou seja, os atores mirins que não forem selecionados para os papéis de Harry, Ron e Hermione, podem ser redirecionados para interpretarem outros nomes na série.
“Embora 32 mil pessoas no teste sejam uma quantidade enorme para apenas três papéis, a equipe de Lucy sem dúvida considerará atores que fizeram testes para outros papéis importantes na série. É nosso papel como agentes das crianças gerir as expectativas e falar sobre a realidade da atuação e como pode ser extremamente difícil conseguir um papel”, revelou a agente Stacey Burrows em entrevista ao Deadline.
Segundo fontes, os atores que estão avançando nos estágios estão sendo convocados para novas rodadas e recalls, e a decisão deve ser tomada “relativamente em breve”. Até então, somente outros membros da produção já foram revelados, como a figurinista de Pobres Criaturas, Holly Waddington, e a roteirista Laura Neal, de Killing Eve.
LEIA TAMBÉM: Série de Harry Potter é confirmada pela Warner; entenda o projeto
Preocupação com redes sociais
Em comparação com a época da franquia de filmes originais, as redes sociais se tornaram uma grande preocupação para a produção da série. Dessa forma, a gestão desse processo parece estar sendo fortemente priorizada nos bastidores:
“Uma criança escalada para um projeto de estúdio ou franquia com grande número de seguidores em todo o mundo estaria suscetível a ter suas informações pesquisadas e compartilhadas em escala internacional. Os pais precisam olhar para frente e se preparar para o potencial de seus filhos se tornarem conhecidos da noite para o dia”, revelou outro agente anônimo em entrevista ao Deadline.
Até o momento, a nova série de Harry Potter não conta com previsão de estreia.