A segunda temporada da série Sombra e Ossos, baseada em uma saga de livros do Grishaverso que leva igualmente o mesmo nome, entrou para o catálogo da Netflix na última quinta-feira, 16 de março. Porém, o que muito se notou foi a pequena participação da autora dos livros, Leigh Bardugo, na produção da nova temporada, tal qual Leigh contribuiu ativamente com a produção da primeira temporada da série.

Todavia, a autora justifica sua pouca ação na nova temporada da série. Leigh, ainda assim, comenta na entrevista para o site Collider:

“Fiz um trato comigo mesma que, se ganhássemos uma 2ª temporada, eu me afastaria do processo de adaptação. Decidi fazer isso para voltar a escrever meus livros. Eu simplesmente não tinha tempo.

A autora, do mesmo modo, contrapõe outros motivos que a fez se afastar da série, dizendo, em contrapartida, na entrevista sobre o processo que a plataforma escolheu para prosseguir com a história, tendo como base a narrativa do livro, porém criando sua própria identidade.

“A outra parte era algo do tipo: ‘Vocês já construíram o esqueleto da série. Provaram seu valor. Criaram uma coisa com vida própria’. Os atores trouxeram seu talento e identidade para esses personagens, e agora é hora de deixá-los viver separados dos livros. O meu objetivo era deixar que a série se tornasse algo próprio e, em seguida, deixá-los (os roteiristas) criar a logística de como essas histórias, mundos e personagens iriam se encontrar novamente”,

Sombra e Ossos: a autora e a série de livros

Sombras e Ossos: autora conta o porque não participou da segunda temporada.
Foto: Reprodução

Primeiramente, Leigh Bardugo deu início à série de livros em 2013, quando publicou Sombra e Ossos, que se tornou o ponto de partida do Grishaverso.

Alina, uma órfã acompanhada de seu melhor amigo, descobre ter um poder que pode mudar o mundo inteiro durante uma expedição na Dobra das Sombras. Consequentemente, ela vai a para a corte real e treinada pelos Grisha, uma elite mágica liderada por Darkling.

A série continuou com Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão, mas esse foi apenas o começo do vasto universo que a autora construiu. Logo após, teve o lançamento de duas novas duologias. Six of Crows, com os livros Six of Crows: Sangue e Mentiras e Six of Crows: Vingança e Redenção. Bem como King of Scars, com King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas e King of Scars: Trono de Prata e Noite.

Finalmente, recentemente, o Grishaverso conta com uma nova obra. Demônio na Floresta, lançado em setembro de 2022 nos Estados Unidos, só foi disponibilizado no Brasil em fevereiro de 2023.