Em entrevista ao Polygon, Phil Spencer, a mente por trás do Xbox, expressou seu desejo de não apenas diversificar o portfólio de hardware da Xbox, introduzindo dispositivos portáteis. Bem como, de transformar o Xbox em um ecossistema de jogos mais abrangente, integrando plataformas de vendas de jogos renomadas como Steam e Epic Games Store.

Dispositivos de gaming como um console Xbox, PC gamer, monitor, e tablet mostrando a interface do Xbox Game Pass e jogos variados.
(Divulgação: Xbox Game Studios/ Xbox Game Suport)

O lançamento de um Xbox Portátil como acesso a Steam e Epic Games Store

A indústria de jogos tem observado um crescente interesse por dispositivos portáteis para jogos. Como evidenciado pelo sucesso do Nintendo Switch, e outras inovações como, o Steam Deck e Lenovo Legion Go.

Spencer, capturando essa tendência, não apenas almeja entrar nesse mercado com um dispositivo Xbox portátil, mas também vislumbra um futuro onde esse dispositivo seria uma extensão do ecossistema Xbox. Assim, permitindo acesso não apenas aos jogos do Game Pass, mas também a títulos de outras plataformas, como a Steam e Epic Games Store.

A visão de Spencer não se limita a expandir o hardware do Xbox, ele deseja revolucionar o Xbox como uma plataforma, tornando-a mais convidativa e abrangente. Ele reconhece o valor da liberdade de escolha no PC, onde os jogadores decidem onde comprar seus jogos. Por isso, a meta é levar essa liberdade para o console gaming do Xbox. Essa integração marcaria uma evolução notável diante os consoles atuais, aproximando-os mais da experiência de jogar no PC.

Tela de interface do usuário do Xbox mostrando uma seleção de jogos com o logotipo do Xbox em destaque.
(Divulgação: Xbox Game Studios – Edição: Geek Pop News)

Xbox Portátil: uma missão promissora mesclada aos desafios do mercado

Frente ao mercado de consoles relativamente estável, a estratégia de Spencer visa não apenas melhorar a posição do Xbox no mercado, mas também adaptar-se às mudanças nas preferências dos jogadores. Muitos dos quais têm migrado para o PC e dispositivos portáteis.

A ideia é que, ao oferecer uma plataforma mais aberta e versátil, os jogadores possam acessar jogos de diversas lojas digitais, além do Xbox. Essa estratégia de Phil Spencer para o Xbox reflete uma missão inovadora para o futuro dos jogos. Integrar lojas digitais populares ao Xbox, é um passo em direção a uma plataforma de jogos mais unificada.

Além disso, o projeto não se resume apenas à integração de jogos ao Xbox; ele também visa ampliar a visibilidade do Xbox Game Pass, o serviço de assinatura que tem sido destaque na maneira como os jogadores acessam jogos. Bem como, expandir as produções dos estúdios Xbox, o que promete enriquecer ainda mais o catálogo disponível aos usuários e solidificar a marca Xbox.

A possibilidade de um dispositivo Xbox portátil pretende ampliar ainda mais o alcance da marca, prometendo trazer novas experiências aos players. À medida que a Microsoft avança com essas iniciativas, o futuro do Xbox parece promissor. Mas, ao mesmo tempo, revolucionário, buscando redefinir o conceito de consoles de jogos como o conhecemos.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.