Além dos jogos, livros e filmes, Lara Croft vai com a franquia Tomb Raider para um novo formato: série
Com seu primeiro jogo lançado em 1996, há 30 anos, a franquia Tomb Raider acumula dois prêmios de Melhor Jogo do Ano pelo Origins Awards, em 1998 e 2006. Suas histórias focam na arqueóloga britânica fictícia Lara Croft, que está sempre em busca de artefatos perdidos pelo mundo e se coloca em situações de risco para recuperá-los.
Assim, lutando contra inimigos e se esgueirando por tumbas e ruínas, Lara Croft vai conquistando fãs de universos variados com sua determinação e coragem, conforme a franquia se expande pelos canais de mídia. Inclusive, já com uma expansão aguardada para 2026, a adaptação para série, ainda em produção, no PrimeVideo, estrelada pela atriz Sophie Turner (Santa Stark em Game of Thrones).
Além disso, também conta com filmes e livros inspirados em seus jogos. Conheça a seguir cada um deles e a evolução de Lara Croft nesse tempo:
Jogos de Lara Croft: Tomb Raider
Ao longo dos anos, Lara Croft conquistou o público e inspirou jogadores e criadores de conteúdo, representando o protagonismo feminino forte e independente. Assim, os jogos de Lara Croft têm três cronologias, separadas pela linha temporal de suas histórias. A Cronologia original traz os primeiros jogos, com aventuras inéditas no seu universo, de 1996 a 2003, para diferentes videogames, com destaque para PlayStation, SegaSaturn, Game Boy e Dreamcast. Além do computador, desde o jogo piloto. Já a cronologia Legend se concentra em reboots, prequels e remakes, trazendo os caminhos e decisões que ela tomou até se tornar decidida e desbravadora como nas histórias originais. E a cronologia Sobrevivente segue pelo mesmo caminho, mas sob o olhar da Square Enix, quem comprou a Eidos em 2009 (produtora da franquia à época) e decidiu fazer novos reboots. Confira os títulos a seguir:
Cronologia original
- Tomb Raider (1996);
- Tomb Raider II (1997);
- Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft (1998);
- Tomb Raider: The Last Revelation (1999);
- Tomb Raider Chronicles (2000);
- Tomb Raider (2000);
- Tomb Raider: Curse of the Sword (2001);
- Tomb Raider: The Prophecy (2002);
- Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003);
- A cronologia Legend
- Tomb Raider: Legend (2006);
- Tomb Raider: Anniversary (2007);
- Tomb Raider: Underworld (2008);
- Lara Croft and the Guardian of Light (2010);
- Lara Croft and the Temple of Osiris (2014);
A cronologia da sobrevivente - Tomb Raider (2013);
- Rise of the Tomb Raider (2015);
- Shadow of the Tomb Raider (2018).
LEIA TAMBÉM: Resident Evil 9: Requiem revela gameplay e novos Infectados

Filmes Tomb Raider com Angelina Jolie e Alicia Vikander
Croft tem uma mancha em seu passado, seu pai sumiu e não deixou rastros. Após inúmeras buscas, ela precisa aceitar seu legado e torcer para encontrar pistas do paradeiro de seu pai no caminho. Dessa forma, seus filmes trazem suas aventuras ao redor do mundo, passando pelo Egito, Grécia, Itália, lutando para recuperar artefatos e refazendo os caminhos de seu pai enquanto desvenda alguns de seus segredos.
Lançados em 2001 (Lara Croft: Tomb Raider) e 2003 (Lara Croft Tomb Raider: A Origem da Vida), sob o protagonismo de Angelina Jolie, são produções da Paramount Pictures. Pelo mesmo caminho, em 2018, o filme Tomb Raider, com Alicia Vikander (Lara Croft), traz um retorno em sua história, assim que aceita sua herança e precisa lidar com pessoas próximas com interesses escusos nos seus negócios.
Livros e Histórias em quadrinhos
Para o Universo da leitura, Lara Croft tem três livros e muitos quadrinhos. O primeiro livro é Os Del Mil Imortais (2016), escrito por Dan Abnett e Nik Vincent, continuando a história do jogo de 2013. Confira a sinopse:
“Assombrada pelo que foi forçada a fazer para sobreviver em sua primeira aventura, Lara Croft quer deixar sua provação terrível na ilha de Yamatai para trás. Seu modesto desejo é destruído quando ela mergulha em uma corrida frenética para salvar sua melhor amiga, Sam, de uma overdose de tóxicos. Desesperada por uma solução, Lara procura por qualquer coisa que possa ajudar Sam. Um fio de esperança surge de um mito que dá a Lara um propósito: a história de um antigo e misterioso artefato que poderia curar sua amiga à beira da morte e, possivelmente, explicar os eventos sobrenaturais que ela presenciou em Yamatai.Mas Lara não está sozinha na busca deste tesouro. Um magnata abominável, uma sociedade das sombras e capangas letais não pararão por nada para explorar esta poderosa relíquia para seus próprios fins. A caçada leva Lara para todo o mundo, através de uma torcida teia de conspiração, contatos suspeitos e uma intriga de vida ou morte, enquanto ela procura a salvação para sua amiga e a verdade por trás do lendário talismã.”
Além desse, tem o livro Shadow of The Tomb Raider: Path of The Apocalypse, lançado dois anos depois, em setembro. Com 320 páginas e escrito pela S. D. Perry, com experiência no gênero pela saga Resident Evil, a obra traz mais uma aventura de Lara Croft. Dessa vez, em um sistema de cavernas na Colômbia, contra a Trindade e um perigo que nem os vilões esperam.
O terceiro livro, porém, fica entre o público jovem e adulto. O Livro de Colorir Tomb Raider é uma parceria entre a Dark Horse Comics e a Square Enix, com artistas como Randy Green (Marvel), Phillip Sevy (X-Men), Tholia, e Katie Swindlehurst.
Já as histórias em quadrinhos, são divididas em duas eras: clássica e reboot. Na era clássica, pode-se citar Tomb Raider Archives, com artes de Andy Park e Michael Turner. Assim como crossovers com Witchblade. Para a era reboot, a franquia tem:
- Tomb Raider vol. 1 (2014) – continuação do jogo de 2013;
- Tomb Raider vol.2 (2016) – continuação de Rise of The Tomb Raider;
- Survivor’s Crusade (2017) – dentro dos acontecimentos de Shadow of The Tomb Raider;
- Inferno (2018) – conecta Survivor’s Crusade com Shadow of The Tomb Raider;
- Tomb Raider: The Beginning (2013) – mostra acontecimentos do jogo do mesmo ano, de antes da equipe do Endurance ir para a ilha.
Série no Prime Video
Phoebe Waller-Bridge (Fleabag, Han Solo: Uma História Star Wars, Indiana Jones e a Relíquia do Destino) é criadora e showrunner da série, e anunciou o elenco e data de filmagem para o PrimeVideo. A série levanta expectativas sobre as novas aventuras da desbravadora Lara Croft e amplia sua influência de empoderamento no público ao redor do mundo.
Sophie Turner assume o papel de Lara Croft, vivido anteriormente por Angelina Jolie (Malévola) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) no cinema, em uma das franquias de videogame mais conhecidas do mundo.
Imagem de capa: Foto por Ilzek Kitshoff
Estagiária sob supervisão de Ana Clara Paiva
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.