A escritora Liane Collares, de 60 anos, se torna a mais nova homenageada no hall das Donas da Rua com a personagem Tati. O projeto, da Maurício de Sousa Produções, tem o objetivo de dar mais visibilidade a diversas mulheres notáveis para inspirar meninas e outras mulheres em todo o país, com representações das mulheres nos quadrinhos da Turma da Mônica.
Assim, as homenageadas pertencem a diversas áreas, como ciências, artes, esportes e literatura – que é o caso de Liane. Isso porque ela é uma escritora, ativista e palestrante que se dedica ao combate ao preconceito contra as pessoas com Síndrome de Down. Pensando nisso, os traços da personagem Tati foram escolhidos. Confira:
Sobre Liane Collares
Liane é uma ativista notável no movimento pela visibilidade e inclusão de pessoas com Síndrome de Down – ou Trissomia 21. Durante sua trajetória de vida, ela já atuou em peças, filmes e comerciais, além de ser campeã de natação. Assim, desde criança, sua família percebeu um desenvolvimento interessante nela, de maneira que ela se destacava nas atividades escolares, sendo até mesmo oradora das turmas da escola na conclusão da 8ª série (atual nono ano do Ensino Fundamental).
E seu destaque não era apenas intelectual. Aos 15 anos, ela começou a participar de competições e, aos 32, competiu na Special Olympics International, de 1991, o que lhe rendeu duas medalhas de ouro nas modalidades de nado costas e nado livre. Já em 2004, aos ela lançou o livro “Liane, mulher como todas”, no qual ela aborda a sua trajetória de vida, de maneira a abraçar tema como sua infância, sua atuação no esporte, além da experiência no mercado de trabalho.
De acordo com a escritora, uma esperança que ela tem é que sua história possa inspirar outras pessoas a incluir pessoas com essa condição na sociedade. Ainda, ela conta que sua história sirva de modelo para famílias: “Também espero que a minha história possa ajudar casais que receberam filhos com síndrome de Down, sentindo que eles também podem ter uma vida plena”.
Além disso, a autora é referência mundial. Mais recentemente, em março de 2023, Liane realizou uma palestra na ONU para o Dia Internacional da Síndrome de Down. Nesta cerimônia, ela foi representante da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e o Brasil.
O Donas da Rua tem uma extensa lista de homenageadas
Além de Liane Collares, o projeto Donas da Rua também tem uma lista de 96 outras mulheres inspiradoras. Assim, também estão presentes a ativista indígena Eliane Potiguara, as jogadoras Rata, Sissi e Cristiane, a professora Tae Suzuki. Ainda, as escritoras Ruth Rocha e bell hooks, a jornalista Gloria Maria e a astrônoma Lorrane Olivlet também têm representações no hall das homenageadas.
Leia também: Turma da Mônica: Dandara dos Palmares é homenageada nos quadrinhos