Finalmente a espera acabou e a segunda parte da 3ª temporada de Bridgerton está entre nós! A primeira parte da temporada deixou os fãs da série esperando uma resposta para o pedido do jovem Bridgerton em uma cena na carruagem mais que especial.

Assim como a primeira parte da temporada, o foco continua sendo a história de amor entre Penelope Featherington (Nicola Coughlan) e Colin Bridgerton (Luke Newton), baseando no quarto livro da série, “Os Segredos de Colin Bridgerton”. Porém, além do casal protagonista da vez, outra personagem ganha importante destaque nesta segunda parte: Lady Whistledown.

Polin e o segredo de Lady Whistledown

Diferente da primeira parte da temporada, que tinha grande foco na reconstrução da relação entre Colin e Penelope, os quatro episódios lançados agora abordam como o segredo que a protagonista esconde afeta o que eles construíram. Isso não quer dizer que o casal não ganha tempo de tela, muito pelo contrário. No entanto, se eles tinham muitas cenas em que estavam próximos, agora eles têm um certo distanciamento em alguns momentos. Isso ocorre, principalmente, depois que Colin descobre a verdade.

Podemos ver que a protagonista fica dividida sobre o futuro do seu relacionamento e seguir escrevendo como Lady Whistledown. Eloise é uma peça importante para essa dúvida, já que a irmã de Colin impõe um prazo para a ex-melhor amiga contar a verdade ao amado. Durante esse embate interno de Penelope, podemos ver cenas em que os detalhes importam e dizem muito mais que palavras, como quando a câmera foca no anel de noivado e no jornal antigo que ela segura.

Não há dúvidas que Penelope ama Colin e virse versa. Acompanhamos o desenvolvimento do casal desde a primeira temporada e foi um acerto terem adiantado a adaptação do quarto livro da série. Os fãs dos livros tiveram a felicidade de ver falas escritas por Julia Quinn ganhando vida nas telas. Claro que não seguiu totalmente os acontecimentos da obra literária, mas, em geral, a história de Polin (nome dado pelos fãs ao casal) foi bem adaptada.

Penelope na 3ª temporada de Bridgerton
Foto: Divulgação/ Netflix

Penelope e Eloise voltando a ser amigas?

Uma das coisas que mais chocou nesta temporada foi a aproximação de Eloise Bridgerton e Cressida Cowper. A ex-melhor amiga de Penelope fica amiga da pessoa que mais fazia bullying com a ruiva. Sabíamos desde o final da 2ª temporada que a relação de Pen com a jovem Bridgerton tinha sido afetada após Eloise descobrir a verdade sobre a identidade de fofoqueira de Londres. No entanto, é possível ver que ainda existe certa preocupação de um como a outra.

A irmã de Colin não fica feliz ao descobrir sobre o noivado e coloca um prazo para Penelope contar a verdade. Porém, na hora da revelação é Cressida que assume a identidade de Whistledown. Afinal, a Rainha Charlotte colocou um prêmio para descobrir a identidade da fofoqueira e esse é o foco da monarca nesta parte da temporada. É, então, que finalmente acontece a virada de chave no enredo para unir novamente Penelope e Eloise.

É bonito ver como a reconstrução da amizade delas é feita de forma natural e aos poucos elas vão se reaproximando. Tem uma cena no último episódio que é um paralelo de uma cena da 1ª temporada, em que ambas estão sentadas no sofá conversando. Talvez, essa seja uma forma de mostrar que ainda existe uma chance delas voltarem a ser o que eram antes da fatídica briga.

A relação dos Bridgerton

As cenas na casa da família Bridgerton sempre aquecem o coração. Eles brigam, assim como toda família, mas também se amam e apoiam incondicionalmente. Esse é um fato pontuado em uma conversa que Colin tem com Cressida, em que a jovem Cowper fala que nem todo mundo tem uma família como a dele para se apoiar em momentos difíceis.

As conversas entre eles sempre são importantes e os roteiristas fazem um ótimo trabalho nessas horas. Francesca, por exemplo, tem uma conversa especial com a mãe sobre amor. Eloise e Benedict, mais uma vez, tem uma cena nos balanços. Além disso, Kate se encaixou bem ao núcleo familiar Bridgerton e tem momentos fofos, como quando ela e Anthony conversam com Colin sobre casamento, ou quando ela tem um momento com Eloise na sala. São pequenas cenas que fazem toda a diferença.

O único ponto negativo em relação ao roteiro é a falta de explicação. Não falam muito sobre Daphne e Simon, protagonistas do primeiro ano da série, ou sobre o que acontece com Anthony e Kate quando eles desparecem de cena no sexto episódio desta temporada. Detalhes que poderiam ser melhor trabalhados para o público entender o motivo da ausência em momentos importantes, como o casamento de Francesca e John.

Colin e Eloise na 3ª temporada de Bridgerton
Créditos: Liam Daniel/Netflix

O futuro da família Featherington em jogo!

Desde o início da temporada Portia Featherington estava em busca de um herdeiro do sexo masculino para assumir o título da família. Era isso, ou elas iriam perder tudo.

Já estava praticamente desenhado qual seria o desfecho dessa situação, que foi comprovado no final da temporada. Porém, o que surpreendeu no enredo da família Featherington foi a relação da matriarca com as filhas. O público teve a oportunidade de ver outro lado de Portia que ainda não tinha sido apresentado: a mãe amorosa. Claro que ela ainda continua com o mesmo jeito de sempre, mas é possível sentir empatia por ela e entender suas motivações.

Sendo assim, podemos ver cenas em que Penelope está mais próxima da mãe. É evidente que isso gera ciúme em Prudence, já que ela sempre era a que ganhava mais atenção de Portia, mas isso não afetava em grande escala a relação que ela tinha com a irmã. Na verdade, a relação das irmãs Featherington no episódio final é bonita e surpreendente em certo sentido.

Penelope e Colin na 3ª temporada de Bridgerton
Foto: Reprodução

Histórias paralelas que roubam um pouco a cena

Assim como na segunda temporada, os personagens secundários ganharam destaque neste ano. Cressida Cowper talvez tenha sido a principal delas e podemos entender as motivações por trás de suas ações. Talvez, isso faça com que o público tenha um pouco de compaixão por ela. Porém, após tentar se passar por Lady Whistledown, não sabemos ao certo qual o desfecho da personagem.

Além dela, a família Mondrich também ganhou destaque. Agora que fazem parte da alta sociedade, eles precisam se encaixar no novo ambiente e desapegarem do passado. Esse é um bom desenvolvimento e mostra o público como funcionava a sociedade naquela época. Porém, às vezes eles acabam ganhando mais destaque que os próprios protagonistas da série.

Falando em protagonistas, claro que Lady Danbury iria aparecer! A amiga da Rainha sempre está envolvida das relações do protagonistas, de uma forma ou de outra. A chegada do irmão mais novo dela balança um pouco as emoções da mulher, ainda mais quando ela percebe o interesse dele em Violet Bridgerton. É como se fosse um complemento do que conhecemos dela em ‘Rainha Charlotte‘. Sendo assim, faz sentido a conversa que ela tem com a matriarca Bridgerton sobre acontecimentos do passado no último episódio da 3ª temporada.

No geral, todos os personagens secundários ganharam histórias pertinentes e interessantes nesta temporada. Pode até parecer que roubam a cena dos protagonistas, mas elas fazem sentido e, muitas vezes, acabam sendo um complemento para o desenvolvimento da trama.

Outras histórias já estão sendo desenvolvidas

Por que dar início a somente uma história, não é mesmo? Francesca ganhou espaço nesta nova temporada de Bridgerton e sua história já começa a ser desenvolvida. Seguindo o enredo do livro ‘O Conde Enfeitiçado‘, ela se casa com John Stirling.

O desenvolvimento da relação deles, diferente da que já vimos dos outros irmãos, é lento e acaba não sendo baseado na paixão avassaladora. No entanto, já temos indícios do futuro da jovem Bridgerton, já que no último episódio da série o público é apresentado a Michela Stirling, prima de John (essa foi uma mudança que teve em relação aos livros, já que na obra literária o marido de Francesca tem um primo, Michael). Agora, vamos aguardar para ver o desenvolvimento da história de Francesca, já que ainda tem muita coisa para acontecer.

Eloise também já está em busca da sua história. A quinta irmã Bridgerton deseja conhecer coisas novas e pede para acompanhar Francesca na mudança para a Escócia. O desenvolvimento da personagem nesta temporada mostrou um amadurecimento e vimos ela experimentando coisas novas, que antes não eram de seu agrado. Outro que se permitiu a novas experiências foi Benedict. O segundo irmão Bridgerton teve um processo de aceitação e foi bonito ver como ele lidou com os sentimentos que estavam surgindo dentro dele.

Luke Thompson como Benedict Bridgerton na 3ª temporada de Bridgerton
Créditos: Liam Daniel/Netflix

O que esperar da 4ª temporada de Bridgerton?

A 3ª temporada de Bridgerton chegou ao fim e, como era de se esperar, Penelope e Colin tiveram seu final feliz. Ainda não sabemos quanto tempo isso irá durar, já que agora todos sabem a verdadeira identidade de Whistledown. Como isso pode afetar o casal no futuro?

As atuações em modo geral foram ótimas, tanto nas cenas de drama como nas cenas mais cômicas. A trilha sonora encaixou perfeitamente e a direção fez um belo trabalho, principalmente nas cenas em que Penelope tem crise de ansiedade. Um ponto alto foi a (possível) despedida de Julie Andrews como a voz de Lady Whistledown. A transição da voz dela para a de Nicola ficou sensacional.

A temporada abordou temas e debates importantes, como representatividade LGBTQIAPN+ e o uso de linguagem de sinais em mais de uma cena. No entanto, como nada é perfeito, os efeitos especiais muitas vezes parecia artificial e ficaram algumas pontas soltas no roteiro para o próximo ano.

Ainda não há uma confirmação oficial sobre qual livro será adaptado na 4ª temporada, porém, no último episódio tivemos pistas de que ‘Um Perfeito Cavalheiro‘ deve ser o escolhido. Isso, porque, Bendict e Eloise tem uma conversa sobre um baile de máscaras que vai acontecer no próximo ano e podemos escutar a voz de Whistledown falando que “é tempo de olhar para o futuro”. Lembrando que a história dele ( em relação a ordem literária) foi pulada para a adaptação de Polin acontecer primeiro.

Conforme divulgado, as filmagens da nova temporada iniciam em breve, mas a showrunner da série já avisou que deve demorar cerca de dois anos para o lançamento. Então, vai demorar um tempo para termos as respostas que ficaram faltando.

Por fim, a parte dois da 3ª temporada de Bridgerton já está disponível na Netflix.