O primeiro ano de X-Men ’97 encerrou com grandes ganchos e plots para o futuro e então surge a seguinte pergunta: “O que esperar da 2ª temporada?”. Bom, tentaremos responder essa pergunta na matéria.

A primeira temporada de X-Men ‘97 chegou ao fim. A continuação da clássica animação da década de 1990, a nova série da Marvel fez sucesso e agradou nerds de todas as idades. No entanto, a produção terminou deixando grandes ganchos para uma possível segunda temporada.

Pensando nisso, e para matar um pouco a saudade que a série já deixou, o GeekPop News reuniu as principais pistas e mistérios que X-Men ‘97 deixou para a segunda temporada. Venha com a gente especular o que o futuro reserva para os mutantes.

LEIA TAMBÉM: Review | X-Men ’97: Tolerância é Extinção

[A partir daqui haverão spoiler da série]

Os X-Men no passado

Magneto, Professor X, Vampira, Noturno e Fera presos no passado
Reprodução: Marvel/Disney+

A primeira temporada de X-Men ‘97 culmina com os heróis se aliando a Magneto para evitar que o Asteroide M colida com a Terra como um meteoro. Depois que o Mestre do Magnetismo consegue desacelerar a nave, todos são transportados para diferentes eras na linha do tempo.

Magneto, Professor X, Vampira, Noturno e Fera formam o primeiro grupo, que acaba no Antigo Egito. Lá, eles encontram uma cidade dourada e avançada tecnologicamente, além de conhecerem En Sabah Nur, o mutante que se tornaria Apocalipse, um dos maiores inimigos dos X-Men.

Era do Apocalipse?

Apocalipse
Reprodução: Marvel/Disney+

Como já mencionado o Apocalipse, ele faz uma aparição no presente. Na cena pós-créditos, ele visita as ruínas de Genosha, lamenta as mortes e pega uma carta de baralho que pertencia a Gambit.

Esse breve momento, que não revela muito do visual do vilão, sugere que ele pode não apenas trazer Remy de volta à vida, mas também transformá-lo em um de seus cavaleiros. Afinal, Apocalipse costuma se cercar de quatro cavaleiros, que usam seus dons para se tornarem Morte, Guerra, Peste e Fome. Também, pode uma futura referência da adaptação da saga “A Era do Apocalipse“.

Ciclope e Jean Grey no futuro

Ciclope, Jean Grey e o Clã Askani
Reprodução: Marvel/Disney+

Diferentemente de seus colegas, Ciclope e Jean Grey encontram-se no futuro. No ano de 3960, eles se deparam com a Mãe Askani, líder de um clã que leva seu nome. Ela traz à tona um impasse ao indicar que o grupo não coopera com os seres humanos comuns, referidos como “casta sapiens“. Contudo, a chegada do jovem Nathan Summers parece encerrar o conflito. Ele é filho de Ciclope e Madelyne Prior, a clone de Jean Grey, enviado para o futuro no terceiro episódio.

Essa trama sugere que a 2ª temporada de X-Men ‘97 adaptará a HQ “As Aventuras de Ciclope e Fênix” (1994). Criada por Scott Lobdell e Gene Ha, a história narra as mentes do casal sendo transportadas pela própria Mãe Askani para um futuro dominado por Apocalipse. Lá, eles criam o filho, Cable, sem saber que são seus pais.

Onde estão Tempestade, Wolverine e Morfo?

Wolverine e Morfo
Reprodução: Marvel/Disney+

Interessantemente, um dos enigmas deixados para a próxima temporada é o paradeiro de alguns dos X-Men. Wolverine, Tempestade e Morfo estavam a bordo do Asteroide M quando ele desapareceu, entretanto, seus destinos permanecem desconhecidos ao final do décimo episódio.

Existe uma considerável probabilidade de que eles estejam ou no Antigo Egito, ou no futuro ao qual Ciclope e Jean Grey foram transportados. No entanto, o fato de não estarem localizados em nenhum desses pontos pode sugerir que foram enviados para um terceiro período, aumentando ainda mais a dispersão dos nossos mutantes ao longo da linha do tempo.

Wolverine Selvagem

Wolverine Selvagem
Reprodução: Marvel

No episódio 09 de X-Men ’97, temos uma das cenas mais brutais dos quadrinhos sendo adaptada para a série. Aqui vemos Magneto arrancar todo o Adamantium do esqueleto do Wolverine. Nos quadrinhos, isso ocorre na saga ‘Atrações Fatais” (1993), que igualmente à série Magneto usa seus poderes para causar anomalias no campo magnético da Terra, cabendo aos X-Men impedir isso.

Após o Adamantium ser arrancado de seu corpo, o fator de cura do Wolverine mal podia curá-lo, deixando-o fraco, incapaz de lidar com quaisquer novas lesões. Nesse período, Logan descobre que suas garras são parte da sua mutação e não algo implantado pelo programa Arma X. Pensando ser fraco demais para ficar na equipe, Logan abandona os X-Men.

Sendo assim, ele começa os preparativos para sua eventual morte e visita pessoas importantes na sua vida. Mas, mesmo com seu pessimismo, o seu fator de cura volta mais forte que antes, o curando de todas as suas lesões. Wolverine retornou aos X-Men, mas rapidamente ficou evidente que não só seus poderes estavam se intensificando, como também seu lado bestial, os instintos e impulsos animais que acompanhavam sua mutação estavam se fortalecendo. Logan acabou regredindo a um estado quase selvagem, vivendo na floresta atrás da mansão Xavier e tendo pouca interação com seus colegas X-Men.

Graydon Creed presidente

Graydon Creed presidente
Reprodução: Marvel/Disney+

Meses após o desaparecimento dos X-Men, Forge assiste na TV que Graydon Creed está ganhando popularidade nas pesquisas para a presidência, enquanto o atual presidente, Robert Kelly, enfrenta dificuldades devido à propaganda de extremistas sobre o “Segundo Advento de Magneto”.

Nas HQs, Graydon Creed é o filho humano de Mística e Dentes de Sabre, que se tornou uma figura proeminente na luta contra os mutantes. Além de fundar os Amigos da Humanidade, grupo que atacou os X-Men e a ONU no segundo episódio, ele se aliou ao Bastion antes de ser assassinado durante sua campanha presidencial. Sua morte foi uma das justificativas para o início da Operação: Tolerância Zero nos quadrinhos.

Vale lembrar que, em X-Men ‘97, o presidente Kelly recusou enviar mais ajuda após o massacre de Genosha para não perder o apoio de eleitores anti-mutantes. Se ele está perdendo terreno para Graydon Creed, é possível que a segunda temporada mostre os X-Men enfrentando um presidente que os odeia.

Novos X-Men, Novos Mutantes ou X-Force?

Forge e Bishop
Reprodução: Marvel/Disney+

Nem todos os X-Men estavam no Asteroide M, e suas jornadas devem ser um elemento crucial nos próximos capítulos. A série já mostrou que Forge e Bishop vão unir forças para investigar o paradeiro dos mutantes desaparecidos ao longo do tempo.

Além dessa dupla, há outros personagens cujas atividades são desconhecidas. Em primeiro lugar, temos Jubileu e Mancha Solar, que presenciaram o desaparecimento dos colegas ao lado de Forge. Também temos Cable, visto pela última vez na base do vilão Bastion. Essas são peças importantes que provavelmente serão acionadas nos próximos capítulos.

Bom, essas são algumas apostas do que pode ocorrer na vindoura 2ª temporada de X-Men ’97. Por enquanto, não temos confirmação de quando a temporada estreará, porém, já sabemos que ela está em produção desde antes da estreia da 1ª temporada. Restando assim, apenas aguardar por novas informações da Marvel.