Mais uma temporada chega ao fim, sendo assim, está na hora da nossa análise do anime de Classroom of the Elite 3ª Temporada. Após um final frenético e sangrento na 2ª Temporada, onde presenciamos o confronto com Ryuen, a 3ª Temporada começa na calmaria. Porém, ainda temos alguns pontos interessantes aqui, como a introdução de um novo vilão, a primeira expulsão e o aguardado embate com Arisu Sakayanagi e a Turma A.

Veremos se vale ou não a pena continuar acompanhando Classroom of the Elite nessa 3ª Temporada.

Conhecendo o anime de Classroom of the Elite:

Em Classroom of the Elite, acompanhamos Ayanokoji Kyotaka e sua vida na Tokyo Metropolitan Advanced Nurturing School, uma escola especial, que visa instruir e formar aqueles que moldarão o futuro do Japão. Ayanokoji é um jovem gênio, frio e de poucas palavras, que usa seus colegas de classe para atingir seus objetivos, mesmo que eles não percebam.

Nessa 3ª temporada, após sua turma ser promovida para a Turma C, Ayanokoji e seus colegas devem enfrentar o novo desafio de finalmente estarem na mira da Turma A. O estúdio Lerche (Danganronpa) continua encarregado da adaptação da Light-Novel homônima escrita por Shōgo Kinugasa e ilustrada por Shunsaku Tomose.

A talentosa ZAQ (Chuunibyou Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! – Sparkling Daydream) também está de volta para nos entregar mais uma belíssima música de abertura, cujo o tema da vez é o xadrez, especialidade de Sakayanagi. Por sua vez, Yui Ninomiya (Peter Grill to Kenja no Jikan – Tsuranuite Yuuutsu) fica a cargo da música de encerramento. O anime está sendo distribuído no Brasil pela Crunchyroll, com direito a dublagem e tudo.

Início morno:

Na imagem podemos ver Ayanokoji, do anime Classroom of the Elite, com sua cara apática, como de costume.
Imagem: Reprodução

O final da 2ª Temporada foi frenético e cheio de ação. Em contra partida, temos um início bem morno para a 3ª temporada, mostrando a recém promovida Turma C em um novo exame, o “Campo de Treinamento Misto“. Neste exame, alunos de diferentes turmas devem se unir para enfrentar os desafios em grupo. Dessa forma, não temos grandes acontecimentos para Ayanokoji. No entanto, podemos observar a construção de um novo vilão, Nagumo Miabi, atual presidente do conselho estudantil.

Após a primeira parte, as coisas começam a esquentar. É anunciado que novamente, todos os alunos haviam escapado da expulsão, por conta disso, a escola decide realizar um exame especial surpresa. Neste, os alunos devem votar em duas pessoas, a pessoa que eles mais gostam e a que eles menos gostam. Ao final da votação, o aluno com mais votos positivos irá receber uma proteção, já o com mais votos negativos, será expulso.

Ainda nesse arco, também podemos observar mais eventos interessante, como as articulações feitas por Arisu Sakayanagi. Além disso, temos a adição de um novo personagem, o Presidente Tsukishiro, que assume o lugar do Presidente Sakayanagi, pai de Arisu. Assim como o mesmo diz, Tsukishiro está envolvido com o pai de Ayanokoji e revela mais do passado do protagonista.

Isso não é tudo, também temos tramas paralelas, chantagens, acordos secretos e tudo o que Classroom of the Elite tem de bom para nos oferecer. Entretanto, o anime continua pecando em alguns pontos, como quando tenta se fazer parecer mais sério e pesado do que sua faixa etária realmente permite, e acaba apenas parecendo meio bobo.

Primeira expulsão:

Na imagem podemos ver Ayanokoji, do anime Classroom of the Elite. Ele faz um sinal de arma com a mão, apontando para a própria cabeça.
Imagem: Reprodução

Até agora, as turmas vinham se safando ilesas e sempre davam um jeito de salvar seus membros. Porém, o fim do segundo exame traz algumas revelações, e finalmente, após três temporadas, veremos as verdadeiras consequências de se estudar nessa escola.

Depois de vermos um esquema complexo se desenvolvendo nos bastidores. Descobrimos que tudo não passava de uma armadilha, para atrair a atenção de Ayanokoji. Em contra partida, mais uma vez, o garoto enxerga além de seus colegas e mexe os pauzinhos para escolher quem irá salvar, não apenas de sua turma, mas de outras também. E assim, com as primeiras expulsões do anime de Classroom of the Elite, entramos nos últimos episódios.

Ayanokoji x Sakayanagi:

Imagem de divulgação da 3ª temporada do anime Classroom of the Elite. Nela podemos ver Sakayanagi e Ayanokoji juntos.
Imagem: Divulgação

E finalmente, chegamos ao tão aguardado confronto. Graças aos eventos mais recentes, Ayanokoji está cada vez mais exposto, e a chegada de Tsukishiro balança ainda mais a situação. Dessa forma, pela primeira vez, vemos Ayanokoji tomar a iniciativa e desafiando Sakayanagi para competir no próximo exame.

Nesse exame, cada turma deve eleger seu capitão e as modalidades nas quais são especialistas. Com todos os preparos feitos, os capitães de cada turma irão se enfrentar, escolhendo os membros que irão competir nas modalidades que serão sorteadas. Uma proposta interessante para medir as capacidades de liderança dos alunos. Além do confronto entre Sakayanagi e Ayanokoji, vemos que Ryuen e Ichinose também irão competir entre si.

O duelo fica acirrado, com cada turma vencendo nas modalidades em que escolheram. Isso se segue até o último embate. Com o sorteio da modalidade xadrez, indicada por Sakayanagi, vemos o verdadeiro combate se desenrolar. Ambos os capitães instruíram seus colegas de mais confiança para jogar em seus lugares, além disso, graças a uma regra especial, os capitães podem dar palpites, em dados momentos da partida.

Infelizmente, o anime falha em nos entregar partidas de verdade. Tanto neste último quanto nas outras modalidades, vemos apenas algumas cenas que sugerem que elas realmente acontecem. Ainda assim, é divertido acompanhar os pequenos planos que ambos fazem. Horikita enfrenta Hashimoto no xadrez, ambos são iniciantes, mas tudo é só um aperitivo para o momento em que os capitães praticamente assumem a partida.

Últimos eventos:

Na imagem podemos ver os irmãos Manabu e Suzune, do anime Classroom of the Elite, se encarando com um sorriso no rosto, enquanto Ayanokoji está de costas ao fundo.
Imagem: Reprodução

Com o fim do último exame, descobrimos que Tsukishiro planeja fazer de tudo para expulsar Ayanokoji, mesmo que isso inflija as regra da escola. Graças a ele, Sakayanagi é a vencedora do primeiro confronto entre a Turma A e a Turma C. Também descobrimos, que de alguma forma, Ryuen consegue vencer Ichinose. Com a vitória de Ryuen e a derrota para Sakayanagi, a turma de Ayanokoji caí de volta para a Turma D.

Apesar de tudo, Ayanokoji e seus colegas não se mostram abalados. Sendo a turma que mais pontuou no ano, eles passam de cabeça erguida para o segundo ano na Tokyo Metropolitan Advanced Nurturing School.

E chegamos aos últimos episódios, e nada melhor para encerrar a 3ª Temporada do que fechar alguns arcos. Dessa forma, temos a formatura de Manabu, junto com a mudança de atitude de Horikita, que finalmente toma coragem e vai até o irmão, com direito até mesmo de um novo visual.

Enquanto isso, também temos a volta de Ryuen e mais um colapso de Ichinose. Por sorte, Ayanokoji parece bem disposto a ajudar esses dois, ou talvez nem tanto. Aparentemente, nosso herói tem outros planos para a líder da Turma B.

Tudo isso é um pouco interessante, mas passa longe de ser o que esperamos de um grande final, o que fez parecer que o anime iria encerrar de forma fraca, pelo menos até a cena pós créditos. Dessa vez, vemos o protagonista crescendo como personagem e mostrando ser um pouco mais complexo do que aparentava. Ayanokoji começa a expressar, mesmo que pouco e da sua forma, algum interesse por outros personagens e os desafios da escola, incluindo um possível romance.

Conclusões finais:

Na imagem podemos ver o elenco principal de Classroom of The Elite 3ª Temporada.
Imagem: Divulgação

Por fim, mesmo sendo um pouco menos impactante do que a 2ª Temporada, ainda temos momentos marcantes nessa , que encerra bem o Arco do 1º Ano e prepara o cenário para o próximo arco do anime. O que prova que Classroom of the Elite é um anime que vale sim continuar acompanhando.

Ainda não temos o anúncio de uma 4º Temporada, mas com o sucesso da novel e do anime, dever vir em breve. E que venha o Arco do 2º Ano.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.