E se você escutasse o mundo de uma maneira diferente das outras pessoas? Isso é o que acontece com Rudy (Rudy Mancuso) no filme Música, nova comédia romântica do Prime Video.

Baseado na vida real de Mancuso, o longa acaba sendo uma história de amor e amadurecimento. A trama segue a vida de um artista aspirante com sinestesia, que deve enfrentar um futuro incerto, enquanto navega pelas pressões do amor, da família e de sua cultura brasileira.

Rudy Mancuso e Francesca Reale no filme Música
Créditos: Amazon MGM Studios

O enredo

O filme começa com uma explicação simples: “Baseado em uma história real. Infelizmente.”. A história foca na vida de Rudy Mancuso, um jovem artista de rua carismático, mas sem rumo. Ele vive em Newark, Nova Jersey, e tem uma visão única do mundo.

Rudy tem uma condição rara chamada sinestesia. Ou seja, ele experimenta ruídos cotidianos, como buzinas de carros, gotas de água, portas batendo e pessoas falando, como uma série de ritmos complexos que se tornam música. Isso faz com que ele escute o mundo de uma maneira diferente das outras pessoas. Portanto, o filme acaba sendo do ponto de vista de Rudy e, sendo assim, podemos entender mais ou menos como ele escuta o mundo.

Apesar de ser uma comédia romântica, ter um triângulo amoroso e até ser um pouco clichê, o longa tem uma essência particular. É um musical, mas ao mesmo tempo não é. Os ritmos ajudam o público a compreender como funciona a mente de Mancuso. Além disso, o filme é dividido em partes que constroem uma canção (como melodia, dinâmicas e harmonia) e cada uma delas funciona como um ato da história.

Triângulo amoroso

Durante todo o filme, fica clara a dúvida do protagonista em viver uma nova aventura ao lado de Isabella (Camila Mendes), uma jovem que tem raízes brasileiras e o entende como ninguém nunca conseguiu, ou continuar com Haley (Francesca Reale), a garota com quem namora há anos e tem um ‘plano’ de vida.

Porém, Haley e Isabella não são as únicas dúvidas na mente dele. Ambas as garotas não representam somente o romance na vida de Rudy, mas os dois caminhos que ele pode seguir. O jovem precisa escolher o que quer para seu futuro: viver uma vida planejada com um emprego estável, ou aceitar a forma como enxerga o mundo e seguir o sonho de trabalhar com marionetes.

As cenas em que ele vive dividido, como a que mostra ele saindo de um encontro para outro, mostra como a mente dele está confusa. É um plano sequência muito bom e diferente, que representa a rotina caótica da sua mente e do seu corpo.

Rudy Mancuso em Música, nova comédia romântica do Prime Video.
Créditos: Amazon MGM Studios

Cultura brasileira presente

A cultura brasileira está presente e é uma parte significativa do filme, desde os personagens conversando em português, até a trilha sonora. Além disso, temos no elenco filhos de brasileiros, como Rudy e Camila Mendes, e brasileiros natos, como Maria Mancuso e Camila Senna.

As cenas de Rudy e Maria (Maria Mancuso) são um exemplo da relação de uma mãe e um filho brasileiro, afinal, um dos traços que é retratado no filme é que o povo brasileiro tem uma forte ligação com a família. Maria é uma mãe carinhosa e protetora, mas que se intromete na vida do filho. Os diálogos entre eles são uma mistura de inglês e português e é impressionante como Rudy transita de uma língua para a outra com facilidade.

O filme passa a visão de como é a vida de um brasilo-estadunidense nos Estados Unidos, saindo um pouco do clichê que vemos normalmente em filmes de Hollywood. Na verdade, quase não existe uma representação brasileira em filmes americanos. Inclusive, tem uma cena na casa dos pais de Haley em que podemos ver como os brasileiros são vistos pelos americanos.

Uma curiosidade é que Mendes e Mancuso dublaram Isabella e Rudy, respectivamente, em português.

Rudy Mancuso e Maria Mancuso no filme Música
Créditos: Amazon MGM Studios

Vale a pena assistir “Música”?

‘Música’ não é uma comédia romântica tradicional. A história vai além do romance, passeando pelo amadurecimento e autoconhecimento do personagem principal. Talvez não seja uma história que envolva aquelas pessoas que não curtem um musical, porque, apesar de não ser exatamente um filme do gênero, a música é um elemento presente constantemente na história. Vale lembrar que esse é o primeiro longa dirigido por Mancuso, que faz um bom trabalho de estreia.

O final da história pode surpreender e deixa um espaço para uma possível continuação. Não que seja necessária uma segunda parte, porque o filme entrega o que promete. Apesar de ter algumas pontas soltas que não são bem explicadas, o longa tem uma conclusão que te deixa com um sorriso no rosto.

Por fim, ‘Música’ é um filme divertido, alegre, com momentos de reflexão e um romance leve que deixa o coração quentinho. O longa já está disponível no Prime Video.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.