Deixando muitas pessoas tristes, o anime Frieren e a jornada para o além se despediu de sua primeira temporada. Então iremos fazer uma analise por essa jornada de Frieren e seus amigos que percorre passado e presente de forma única.

O tempo é relativo

Uma frase dita por Albert Eisten, mas que encaixa perfeitamente nesse anime. O primeiro episódio começa no fim da famosa jornada do herói, onde o grupo de heróis composto por Frieren a maga, Himel o herói , Heiter o clérigo e Eisen o anão derrotam o rei demônio. Uma jornada que demorou 20 anos de ida e volta. Para Frieren que é uma elfa viva a mais de mil anos, esse tempo passou como dias. Porém ao final da jornada ela promete retornar daqui a 50 anos para ver seus amigos e leva-los para ver a chuva de meteoros. Ao retornar ,Frieren cumpre a promessa e os leva para ver a chuva, Himel o herói já um idoso, fica emocionado com essa “ultima aventura” e logo em seguida falece devido a sua idade. Frieren que parecia não se importar muito com os humanos, se emociona em seu enterro, se arrependendo de não ter conhecido ele melhor, fazendo com que após isso decida sair em uma jornada para conhecer melhor os humanos.

frieten chorando
Imagem: Reprodução Crunchyroll

A jornada depois da jornada

Após a morte de Himel, Frieren volta para sua vida de “colecionar magias”. Basicamente ela viaja encontrando magias de todos os tipos, muitas delas as mais comuns possíveis. Essa palavra comum, sem dúvidas é o diferencial do anime, pois vemos o dia a dia da Frieren de forma tranquila e muitas vezes tediosa. Isso continua após ela encontrar Fern, uma menina a qual seu amigo Heiter pede para que a torne sua aprendiz de maga. Agora com companhia, Frieren continua suas viagens, porém Fern é uma menina que não gosta de perder tempo. Novamente aqui o tempo novamente, anos para Frieren são como meses ou dias, então fica facil ela perder muito tempo em um lugar fazendo coisas comuns. Se não fosse a Fern ela facilmente ficaria uma década em um mesmo local, por isso a interação das duas funciona muito bem, sendo divertido de acompanhar.

Enfim, o Além

Após um tempo de viagem, Fern e Frieren descobrem um grimório da mestra maga de Frieren. A qual é considerada a primeira grande maga humana do mundo. Nela ela descreve o “Além”, um local onde é possível conversar com a alma dos guerreiros mortos. Frieren resolve então partir para esse local para encontrar Himel, por sua vez Fern deseja o mesmo para encontrar Heiter. Então agora com um objetivo claro as duas partem para o extremo Norte, além do castelo do rei demônio, ou seja mais uma viajem de 20 anos …

Nesse caminho elas encontram Stark, um aprediz de guerreiro do anão Eisen, amigo de Frieren. Extremamente poderoso mas que não sabe bem o que é ser um guerreiro, ele se une a jornada com elas. Aqui começamos a ver um “ship” divertido de Stark e Fern, que entre brigas e pazes vão constuindo uma linda relação.

fern e stark
Imagem: Stark e Fern / reprodução crunchyroll

Relacionamentos

Outro ponto alto do anime é a gama de personagem que Frieren encontra e reencontra. Quase todo episódio ela passa por um local que já esteve antes com seu grupo na jornada ou sozinha. Assim, a jornada do grupo no passado é revelada aos poucos conforme a nova jornada com destino ao além ocorre. Trazendo várias reflexoes para Frieren, principalemnte de seu relacionamento com herói Himel. Essa evolução é fantastica, surpredendo a cada episódio, o roteiro não falha em nenhum momento ao amarrar passado e presente nas relações da Frieren, tudo lá acontece por um motivo.

frieren grupo
imagem: Reprodução

Já falamos que a Frieren é uma notável maga correto? Bom ela é uma “Saitama” dos magos. Explicando melhor, ela suprime seu poder o tempo todo, fazendo com que todos achem que ela é uma maga “comum”. Tal técnica passada por sua mestra, serve para lutar contra demônios, pois eles se guiam apenas pelo poder do adversário. Afinal, achou que o anime não iria ter lutas épicas?. Longe disso, quando aprecem os demônios, é possível ver o show de animação da MadHouse nas batalhas de Frieren, Fern e Stark. Também é bom destacar o quanto até mesmo a relação de Frieren com os demonios e os dialogos são extremamente bem detalhados e mostram claramente o que os demonios representam naquele mundo.

Ao decorrer da segunda parte da temporada, temos uma avaliação de magos nível um. Enriquecendo ainda mais o anime, que já contava com uma história de fantasia, cotidiano, luta contra demônios, e até uma prova que coloca mago contra mago. Por isso, Frieren tende a agradar qualquer público que goste de fantasia.

Vale a pena mesmo ?

frieren-herois
imagem: Reprodução crunchyroll

Aqui é possível afirmar sem sombras de dúvidas que Frieren e a jornada para o além é um dos melhores animes dos últimos anos. Trazendo em sua primeira temporada de 28 episódios um equilíbrio único de personagens, narrativa, trilha sonora, animação, tudo na medida certa. Até o final da temporada onde Frieren cita mais uma das frases de Himel “Não faço despedidas longas pois s podemos nos reencontrar um dia”. Toda essa “amarração” da narrativa é esplêndida, fazendo assim que o top1 no My Anime List seja realmente merecedora para o anime.

Por fim, se quiser acompanhar essa fantástica obra, o anime está disponível na Crunchyroll com dublagem e legendas e português. Caso queira ir “Além” aguardando uma nova temporada, o manga está disponível aqui no Brasil pela Panini, com 10 volumes já lançados.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.