Na tarde deste sábado (06), o ‘pai do Menino Maluquinho’, Ziraldo veio a óbito aos 91 anos. O autor faleceu em casa, no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A confirmação da morte do cartunista veio através da família.

Ziraldo, que nasceu em 1932, foi um grande cartunista, escritor e jornalista brasileiro. Além disso, ele também foi o fundador do períodico “O Pasquim”, criado durante a ditadura militar, que era um tablóide de oposição. “O Pasquim” também foi o principal motivo da prisão do jornalista após a promulgação do AI-5.

Em 1980, Ziraldo lançou o seu livro de maior sucesso, O Menino Maluquinho, uma grande referência da literatura brasileira. O livro foi um sucesso enorme na época, que rendeu ao cartunista o Prêmio Jabuti de Literatura. O pai do Maluquinho esteve presente na infância de muitos brasileiros.

A sua maior produçaõ literária também ganhou adaptações para a TV. Portanto, em 2006 o livro ganhou uma série intitulada “Um Menino Muito Maluquinho”, que durou apenas 1 temporada com 26 episódios. Já em no cinema, a produção ganhou três adptações, sendo a primeira “O Menino Maluquinho – O Filme” (1995); a sequência em 1998, “O Menino Maluquinho 2 – A Aventura”; e em 2010, sendo a adaptação mais recente, “Uma Professora Muito Maluquinha”.