Planeta dos Macacos: O Reinado é o novo filme da franquia que se iniciou em 1968 com “O Planeta dos Macacos”, clássico da ficção científica com a direção de Franklin J. Schaffner. A primeira produção foi tão impactante que há 56 anos mexe com o imaginário de adeptos da cultura pop, rendendo outras 10 obras cinematográficas.

O universo do filme tem como inspiração o livro “La Planète Des Singes” do autor francês Pierre Boulle. O romance de ficção publicado em 1963 narra uma crítica social através de uma distopia, abordando temas como instinto, evolução e sociedade humana.

Entenda a franquia

Será que quando o diretor Franklin J. Schaffner e os roteiristas Michael Wilson e Rod Serling aceitaram trabalhar com a produção de Planeta dos Macacos em 1968, eles imaginavam o quanto essa história iria repercutir?

A primeira obra da franquia conta a experiência de uma tripulação de astronautas que aterrissam em um planeta semelhante à Terra. Porém, eles descobrem que o planeta é dominado por macacos, enquanto os humanos vivem como os primatas sem falas e consciência.

O sucesso do filme, que ganhou a categoria de Melhor Maquiagem e recebeu indicações nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora no Oscar de 1969, rendeu 4 sequências, lançadas nos anos seguintes.

Com um total de 10 filmes, até o momento, a franquia está dividida em uma pentalogia (uma sequência de 5 obras) que aconteceu entre 1968 e 1973, um remake isolado lançado em 2001, uma trilogia lançada entre 2011 e 2017 e o filme “Planeta dos Macacos: O Reinado” que estreia nos cinemas hoje, 09 de maio de 2024.

Além disso, a franquia também conta com a série de TV criada pela CBS: “Planeta dos Macacos” que foi baseada no filme de 1968 e lançada em 1974. E o desenho animado, lançado em 1975, chamado “De volta ao Planeta dos Macacos”.

Planeta dos Macacos-1968
Reprodução IMDb

Ordem de lançamento X Ordem cronológica dos filmes

Mesmo com tantas produções, não dá para bater o martelo em uma ordem cronológica para a franquia de Planeta dos macacos, uma vez que os filmes não estão completamente conectados.

Primeiramente, apesar da trilogia reboot estar focada na origem de César e sua ascensão, ela não se relaciona com a pentalogia original, ou seja, é como se ela estivesse iniciando uma nova linha do tempo da história. E o remake de 2001 dirigido por Tim Burton funciona de forma isolada, independente das outras histórias.

  • Planeta dos Macacos (1968) – Direção de Franklin J. Schaffner
  • De Volta ao Planeta dos Macacos (1970) – Direção de Ted Post
  • Fuga do Planeta dos Macacos (1971) – Direção de Don Taylor
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) – Direção de J. Lee Thompson
  • Batalha do Planeta dos Macacos (1973) – Direção de  J. Lee Thompson
  • Série de TV “Planeta dos Macacos” (1974)
  • Desenho animado De volta ao Planeta dos Macacos (1975)
  • Planeta dos Macacos (2001) – Direção de Tim Burton
  • Planeta dos Macacos: A Origem (2011) –  Direção de Rupert Wyatt
  • Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) –  Direção de Matt Reeves
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) –  Direção de  Matt Reeves
  • Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) –  Direção de Wes Ball
  • Planeta dos Macacos: A Origem (2011) –  Direção de Rupert Wyatt
  • Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) –  Direção de Matt Reeves
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) –  Direção de  Matt Reeves
  • Planeta dos Macacos (1968) – Direção de Franklin J. Schaffner
  • De Volta ao Planeta dos Macacos (1970) – Direção de Ted Post
  • Fuga do Planeta dos Macacos (1971) – Direção de Don Taylor
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) – Direção de J. Lee Thompson
  • Batalha do Planeta dos Macacos (1973) – Direção de  J. Lee Thompson
  • Série de TV “Planeta dos Macacos” (1974)
  • Desenho animado “De volta ao Planeta dos Macacos” (1975)
  • Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) –  Direção de Wes Ball

A trilogia reboot

“Planeta dos Macacos: A Origem” dá início a uma trilogia que seria então, a terceira chance de apresentar o universo da franquia. Como citamos, o filme inicia uma nova linha do tempo, agora apresentando como aconteceu essa tomada de consciência dos primatas.

No longa acompanhamos Will Rodman (James Franco), um cientista que trabalha em laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Aliás, com esses experimentos, Will quer descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, uma vez que seu pai sofre da doença.

Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. No entanto, Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também em um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório.

Planeta dos Macacos: A origem
Reprodução IMDb

O filhote que recebe o nome de César (Andy Serkis), demonstra ter uma inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados na mãe. O trio leva uma vida tranquila, até que, anos mais tarde, o remédio para de funcionar em Charles e, em uma tentativa de defendê-lo, César ataca um vizinho. O macaco é levado para uma reserva onde passa a ter contato com outros da sua espécie e provoca uma revolução.

Posteriormente, os outros dois filmes que fazem parte da trilogia mostram o desenvolvimento de César e os embates entre primatas e humanos.

Relembre o último filme lançado

Em 2017 teve o lançamento de “Planeta dos Macacos: A Guerra”, com a direção de Matt Reeves. No longa, que faz parte da trilogia reboot, os caminhos dos humanos e macacos se encontram novamente. César, interpretado por Andy Serkis, e seu grupo de primatas são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de humanos liderados por um impiedoso Coronel (Woody Harrelson). Porém, após vários macacos perderem suas vidas no conflito e outros capturados, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa forma, o futuro do planeta está em jogo.

Uma curiosidade da produção é a referência que é feita a obra De Volta ao Planeta dos Macacos (1970). De acordo com o diretor Matt Reeves, o nome do grupo de humanos rebeldes que aparecem no filme é Alpha-Ômega, o mesmo nome da bomba que os mutantes adoravam em “De Volta ao Planeta dos Macacos” (1970). O símbolo utilizado em seus capacetes e bandeira corresponde ao símbolo original da bomba de 1970.

O que esperar de “Planeta dos Macacos: O Reinado”?

Com o lançamento de “Planeta dos Macacos: O Reinado”, temos uma nova linha do tempo. Agora vamos avançar 300 anos após os eventos do último filme, e conhecer uma nova geração de primatas.

Desde que César e os outros primatas conquistaram a paz, muitas gerações viveram tranquilamente, enquanto os humanos se escondem. Então, surge um líder macaco tirano que começa a construir um império (escondendo fatos sobre o passado) e escravizar outros grupos de primatas para encontrar tecnologia humana. 


Planeta dos Macacos: O reinado
Reprodução IMDb

Um jovem e curioso chimpanzé vai mudar o rumo da história. Assim que ele vê seu grupo ser capturado, ele parte em uma aventura de descobertas que o fará questionar tudo o que sabia sobre o passado. 

De fato, a nova produção promete uma história emocionante, com uma possível reviravolta na franquia e funciona com um gancho para o começo de uma nova trilogia.

Por fim, se você ficou curioso para conhecer os filmes da franquia Planeta dos Macacos, eles estão disponíveis no Star +. Aliás, aproveite para conferir também “Planeta dos Macacos: O Reinado” nos cinemas.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.