Olá, pessoal! Espero que estejam bem!
Em homenagem ao Batman Day amanhã (18/09), eu resolvi fazer um ranking de todos os filmes do Batman, na minha opinião (claro), do pior ao melhor. Deixando claro que quando eu digo “todos”, eu quero dizer os que ele é o protagonista, então filmes como Liga da Justiça e afins estão fora, okay? E eu também não incluí filmes que saíram direto para TV ou DVD, senão ficaria muito grande kkkk. Os filmes serão avaliados de acordo com o roteiro, a direção, atuações e etc., então engrosse a sua voz também e vem comigo!
Batman & Robin (1997)
Inegavelmente, temos essa pérola da comédia dentre a coleção do homem-morcego. Dirigido por Joel Schumacher, alguns de vocês provavelmente nem conhecem esse filme, mas ele (até hoje) é motivo de piada para todos, até mesmo para o George Clooney, que participou do longa como o Bruce Wayne em pessoa. Esse filme pode ser considerado o pior não somente pelo seu aspecto desnecessariamente carnavalesco, mas principalmente pelo seu roteiro cheio e confuso, diálogos que envelheceram muito mal, vilões (como o Senhor Frio) que não são nada mais que uma piada, além de alguns detalhes bem inesquecíveis como os “bat-mamilos”, e uma Batgirl bem deslocada, interpretada pela atriz Alicia Silverstone.
Batman Eternamente (1995)
Um filme controverso, amado por muitos, e odiado por muitos também. Contando novamente com a direção de Joel Schumacher, esse filme não possui todo o aspecto carnavalesco do seu sucessor, mantendo ainda a identidade visual de um filme do Batman. A meu ver, o roteiro é bobo e esquecível, mas ainda conta com algumas atuações marcantes, como do Jim Carrey como Charada, um Val Kilmer entregando um Batman decente e um Brune Wayne aceitável, e um Tommy Lee Jones (nosso eterno MIB) como o vilão Duas-Caras.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Quando esse filme foi anunciado, milhares de fãs foram à loucura pela ideia de ver o Cavaleiro das Trevas em um cenário diferente de Gotham, em um universo maior, junto a outros heróis. No entanto, infelizmente o resultado não foi dos melhores. Não pela parte do Batman, porque essa eu até achei legal, e o Ben Affleck entregou um Batman muito bom, que não hesita em ter lutas viscerais se preciso. O problema desse filme está no seu roteiro, que tentou abraçar o mundo e inserir coisas demais, deixando-o confuso e acabando por não desenvolver bem todos os personagens que deveria. Mas isso não devia ser muita surpresa, uma vez que o diretor, Zack Snyder, é conhecido por colocar coisas demais (e desnecessárias) em seus filmes.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Visto por muitos como o pior da trilogia de Christopher Nolan, muitas pessoas ainda gostam desse filme pela atuação do Christian Bale como um Batman já velho e cansado de tanto lutar contra o crime, e pelo Tom Brady como o vilão, Bane. A Atuação de Anne Hathaway como Mulher-Gato também não foi ruim – ainda que a atuação de Michelle Pfeiffer permaneça no topo. O problema aqui (como em vários outros filmes do homem-morcego) é o roteiro. O longa entrega um bom fechamento para a trilogia, porém peca pelo excesso de informação e de reviravoltas desnecessárias.
Batman (1989)
Antes mesmo de Batman & Robin, a franquia dos filmes do Batman havia começado bem, com o Tim Burton na direção, entregando todo o visual gótico que o Cavaleiro das Trevas necessita, além de um vilão extremamente marcante: Jack Nicholson como o Coringa. Eu ouço poucas pessoas falam do Batman do Michael Keaton, mas ele entregou um bom personagem. E esse filme, para a época que foi lançado, foi considerado como um estrondo. Muitas pessoas amam esse longa e é inegável que seu estilo, seu roteiro e sua direção, até mesmo para a época, entregaram um resultado muito acima do esperado, sendo adorado até hoje.
Batman: O Retorno (1992)
Logo depois do Batman de 1989, vem a continuação de 1992. Esse filme entrega tudo que o filme anterior entregou, mas ainda melhor, com um Pinguim extremamente marcante, interpretado pelo Danny DeVito, e a melhor Mulher-Gato da história do cinema: Michelle Pfeiffer. O roteiro é bom, a direção é boa, e a ambientação do filme é boa, apresentando uma Gotham refém do crime e do medo, além de um Batman (interpretado novamente pelo Michael Keaton) sendo testado de várias formas possíveis. Ou seja, o que era bom, ficou ainda melhor.
Batman Begins (2005)
Após anos e anos com o diretor Joel Schumacher destruindo a imagem do Batman na mente das pessoas, coube ao diretor Christopher Nolan recuperar a boa imagem do herói nos cinemas. E a escolha não poderia ter sido melhor. O filme peca em alguns pontos, como o fato de não possuir um vilão impactante, mas no geral entrega uma história de origem muito boa. E, digam o que quiserem, mas o Batman do Christian Bale, mesmo com a voz caricata, certamente entra no ranking de “melhores Batmans”. Graças a esse filme, a franquia do homem-morcego foi revivida nos cinemas e fez toneladas de dinheiro.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Inquestionavelmente o melhor filme do herói já feito, esse filme é uma obra de arte para os fãs do homem-morcego. O filme dá continuidade à visão realista e sombria do diretor Nolan, o qual leva o herói por uma narrativa um pouco diferente, mais política e psicológica, além de nos agraciar com (na minha humilde opinião) o melhor Coringa de todos os filmes do Batman: Heath Ledger, o qual até recebeu um Oscar póstumo pela sua atuação impecável. E, claro, não poderia deixar de fora a atuação de Aaron Eckhart como Duas-Caras. Ou seja, um filme bastante equilibrado, com belas atuações e um roteiro que realmente prende o telespectador.
Bom, gente, foi esse o meu ranking. E aí, vocês concordam com minhas escolhas? Se vocês tivessem que fazer um ranking, qual seria o de vocês? Deixem aqui nos comentários!
Eu vou ficando bom aqui, um belo final de semana pra vocês e aproveitem bastante o Batman Day assistindo aos seus filmes favoritos! 🦇
Algumas menções honrosas:
LEGO Batman: O Filme (2017)
Saindo um pouco do esperado… Mas eu tive que colocar esse filme na lista porque ele é adorável, além de muito bem construído. Fugindo da atmosfera gótica que rodeia o personagem, nesse longa a história do homem-morcego é contada com maior leveza e humor, mostrando também sua relação quase que paterna com o Robin.
Batman: A Máscara do Fantasma (1993)
Nessa animação, Bruce Wayne, o Batman, combate o Fantasma, um novo bandido que mata um grande criminoso e faz parecer que o herói encapuzado cometeu o crime, fazendo com que Gotham City se volte contra ele. Enquanto ele precisa provar sua inocência, ele ainda tem de lutar contra o Coringa e manter a paz em Gotham. Amado por alguns, esquecido por outros, essa animação certamente vale uma chance.
Sua lista bate com a minha! Realmente entre vários filmes ótimos do cavaleiro das trevas, nós temos algumas pérolas que são muito ruins.