Garotos Detetives Mortos é uma grata surpresa para quem é fã de mistério, fantasma e um bom drama adolescente. Dito isso, vale apontar que a série é uma história do universo de Sandman. A trama chegou ao público originalmente em Sandman, que apresenta o Volume 06 contando a história de Edwin e Charles.

Os jovens detetives, ou melhor, os Garotos Detetives Mortos são dois jovens fantasmas que se recusam a ir para o pós-vida, assim fugindo da morte enquanto não ironicamente ajudam outros fantasmas a fazer sua passagem. Utilizando diversas habilidades que adquiram desde suas fatídicas mortes, Edwin Paine (George Rexstrew) e Charles Rowland (Jayden Revri) resolvem casos que a polícia falhou em decifrar.

Edwin, Charles, Crystal em cima, Rei Gato, Esther e Enfermeira Noturna em baixo.
Divulgação Netflix

Garotos Detetives Mortos e seu estilo

Enquanto Sandman tem uma temática mais madura ao abordar temas complexos como vida, morte, ações e suas consequências. Assim, atraindo por seu olhar melancólico pela visão de Sonho, o telespectador recebe um ponto de vista menos sombrio da Morte.

Em Garotos Detetives Mortos, a Morte é o foco principal, pela visão da juventude, Edwin e Charles são fantasmas jovens, mas com uma vasta experiência na vida após a morte. Logo no primeiro episódio os detetives tentam resolver um mistério e ajudar um fantasma que está tomado por uma força que desperta a raiva, o tornando violento preso nos tempos de guerra.

Fotografia, figurino e iluminação

A fotografia mostra os centros urbanos, primeiro tendo Inglaterra como plano de fundo e na sequência Estados Unidos. As cenas trazem tons frios, tanto no figurino quanto na iluminação em cenas envolvendo fantasmas ou demônios. Já no além-vida as cores são quentes e tons terrosos, a mesma paleta pode ser vista nos personagens adultos. Outro ponto são as cores de acordo cada situação, seja algo leve, alegre, triste e pesado. Fazendo uma comparação entre os personagens, Niko Sasaki colega de quarto de Crystal tem cores mais iluminadas, trazem um pouco mais de “alegria ao ambiente”.

Já Jenny Green, proprietária da casa e do açougue artesanal é representada com tons escuros com o figurino preto e um estilo gótico. Cada personagem, sejam os mocinhos ou sejam os vilões, trazem o contraste das cores que ajuda a entender como será o episódio. O que mantém a linha do suspense e comédia, visto em outros produtos da Netflix como A Rua do Medo e Wandinha. Essa combinação drama e comédia foi um grande acerto, pois alivia as cenas de tensões, algo que costuma agradar públicos mais jovens e os mais maduros.

Mesmo a série se passando nos dias atuais, ela transporta o telespectador para os anos 90, cada figurino traz um pouco da moda da época.Ainda assim, mantendo a individualidade de cada personagem.

No caso de Edwin seu estilo traz os costumes de 1916, enquanto Charles imprime o estilo dos anos 80. E assim como Sandman com o estilo gótico, em Garotos Detetives Mortos o estilo roqueiro presente entre os anos de 1980 e 1990 marcam a atmosfera.

Série Adolescente que pode cair na graça dos Millennials

  • Niko e Crystal
  • Esther a bruxa
  • Enfermeira Noturna
  • Crystal lendo mentes em cena  de Garotos Detetives Mortos

Sim! Esse é um seriado adolescente, podemos ver os clichês românticos e o realista relacionamento abusivo, pensando que David ex-namorado de Crystal é um demônio, tenho que admitir que é um tanto clichê.

Aqui faço um paralelo com a realidade de muitas mulheres que são diminuídas ou controladas por parceiros abusivos. A temática importante, mas o plot nos episódios não se faz tão necessário. Ressaltando que na apresentação da personagem foi válido já que ele é o motivo dos detetives conhecerem a jovem vidente. O desenvolvimento dos personagens é decente, ao longo dos episódios, por meio de flashback o espectador conhece mais sobre cada um deles, sem entregar tudo, o que contribui para que o público queira uma nova temporada para saber mais sobre eles.

O ponto alto do primeiro episódio, com toda certeza, é a presença da Morte (Kirby) e como ela transmite a calma e cuidado com a alma que vai buscar. Algo que vimos em Sandman, mostrando o lado doce e bonito da morte. Isso quebra a visão negativa com que a maioria das pessoas enxerga.

Morte para Wilfred – Garotos Detetives Mortos

Já nos encontramos antes, você está lutando a tempo demais Wilfred.
Você morreu há mais de 100 anos
Eu tentei te buscar, mas você estava confuso, tão cheio de raiva e ódio.
Está bem melhor agora.
Morte em Garotos Detetives Mortos
Divulgação

Vale a pena assistir?

Além da narrativa fluida, Garotos Detetives Mortos traz muita cultura pop, ou seja, easter eggs, meta-linguagem, só isso já é um indicativo de que você pode se divertir assistindo à série. Sem contar os momentos em que Sandman cruza o caminho dos personagens, como a aparição da Morte. E a presença do próprio inferno na trama, um prato cheio para os nerds e geeks de plantão. Vale é apena assistir se você é fã de sobrenatural, já que a série brinca com diversas mitologias. Se você é fã de Sandman, série e quadrinho, vale a pena conferir.

Para você que não conhece Sandman, e se pergunta se vai ficar perdido, a resposta é não. Já que as séries não dependem uma da outra para entendimento. Por fim, a emoção é garantida, mesmo que você já esteja fora da adolescência ainda é possível se identificar com os personagens, E claro diversão garantida.

Você pode encontrar a série no streaming da Netflix, que conta com 8 episódios.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.