True crime é um gênero de não-ficção, que produz documentários, filmes, séries e obras literárias que possuem tema principal crimes reais. Durante a pandemia de covid-19 houve um aumento na procura do género, e a onda de produções conquistou diversos amantes em todo mundo. Entretanto, apesar das polêmicas envolvendo o tema, os conteúdos sobre true crime nacional vêm crescendo cada vez mais.

Os Estados Unidos foi o principal produtor desse gênero, com diversas produções em vários canais de streaming. Porém, o Brasil não fica para trás nas produções, e possui um grande portfólio de filmes e séries relacionadas. O leque de opções nacionais é enorme e não para de crescer cada dia mais.

O que essas produções tratam?

As produções de true crime tentam abordar da forma mais real possível histórias de crimes reais, de maneira envolvente e informativa. Seu objetivo é passar os fatos dos casos, geralmente contadas em dois formatos de ficção baseadas no caso ou projetos documentais. As criações que envolvem serial killers (assassinos em série) são as que mais cativam o público, pois a curiosidade de entender a mente desses criminosos e a compreensão do sistema penal do país são alguns fatores que podem explicar essa popularidade e fascínio.

Já as produções nacionais abordam os principais casos conhecidos, seja para relembrar as vítimas ou fazer justiça aos envolvidos. Esses casos tocam o cidadão brasileiro, pois refletem nossa realidade e expõem uma série de problemas sociais que exigem soluções imediatas.

A Menina que Matou os Pais - A Confissão
Foto: Divulgação/Prime Vídeo

Polêmicas sobre o gênero

Conforme o sucesso cresce, chegam as consequências. Quando as produtoras querem lucrar sem o consentimento das vítimas ou familiares das vítimas, deixam em evidência o problema ético que envolve essas produções. Além disso, os gatilhos emocionais e outros fatores negativos podem acabar gerando traumas nos telespectadores.

Inegavelmente, existe um grande risco de influenciar um grupo de pessoas a criar estereótipos de uma minoria. As produtoras devem tomar muito cuidado, pois polêmicas que envolvem essas produções, as vítimas e seus familiares, e os fatores psicológicos que afetam os telespectadores, podem ser negativos para o filme/série.

Filmes sobre true crime

No streaming, não faltam opções para conhecer o gênero, pois as plataformas viram como um baú de moedas de ouro no fim do arco íris. Dos mais famosos aos menos conhecidos, as produções de true crime nacional estão por toda a parte e tomam conta dos catálogos das plataformas de streaming. Pensando nisso, aqui vai uma seleção de 3 filmes nacionais:

O Lobo Atrás Da Porta

Leandra Leal e Milhem Cortaz em O Lobo Atrás da Porta
Leandra Leal e Milhem Cortaz no filme de suspense O Lobo Atrás da Porta. | Foto: Gullane Filmes; TC Filmes

O Lobo Atrás Da Porta é uma produção nacional, escrito e dirigido por Fernando Coimbra. Baseado no caso criminoso da Fera da Penha, no qual Neyde Maria Maia Lopes assassinou a filha de quatro anos do homem que possuía um caso extraconjugal. Protagonizado por Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Isabelle Ribas, o filme é inegavelmente uma das melhores produções nacionais. O longa está disponível nas plataformas Netflix, Star+, Amazon Prime, YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e HBO Max.

A Menina Que Matou Os Pais

A Menina que Matou os Pais- filme-true-crime
Foto: Divulgação/Prime Vídeo

Sendo uma trilogia, os filmes narram o caso Richthofen, crime que chocou o país em 2002. A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais recontam o crime por dois pontos de vista: a versão contada pelos irmãos Cravinho para a polícia e na versão de Suzane, respectivamente. O último filme lançado foi A Menina que Matou Os Pais: A Confissão, que mostra qual foi o caminho tomado pela polícia conforme a investigação ocorria e qual foi o desfecho do caso.

Roteirizado por Casoy e Raphael Montes (Bom dia, Verônica), o filme é protagonizado por Carla Diaz (Suzane von Richthofen), Leonardo Bittencourt (Daniel Cravinhos) e Allan Souza Lima (Cristian Cravinhos), além de outros grandes nomes. Os filmes estão disponíveis no Prime Video. 

Última Parada 174

Ultima-Parada-174-filme-true-crime
Foto: Reprodução/Globo

Lançado em 2008, o filme é um clássico nacional, além de ser um dos pioneiros do true crime no Brasil. Última Parada 174 é um filme que se inspirou no sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro nos anos 2000, crime que durou por quase cinco horas. O longa conta a história Sandro do Nascimento, um menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária, e todo o desenrolar do sequestro. O filme está disponível na Netflix.  

Vale lembrar que essas produções têm conteúdos sensíveis, ou seja, é aconselhado assistir com moderação.

Redatora em supervisão sob experiência de Giovanna Affonso.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.