Se falarmos da cultura pop dos anos 80 e 90, principalmente quando o assunto é filme, um rosto que com certeza é memorável é o do ator e comediante canadense Rick Moranis. Não tem como uma pessoa que cresceu nesse período não se lembrar da presença de Moranis nos filmes: Os Caça-Fantasmas (1984), Querida, Encolhi as Crianças (1989), Os Flintstones – O Filme (1994).

O ator e comediante canadense chegou a ser um dos mais bem pagos de Hollywood e tinha tudo para uma carreira de sucesso. Mesmo com essa ascensão e repercussão na indústria cinematográfica, um acontecimento na vida de Moranis fez ele repensar sua carreira e o levou a um afastamento do cinema que já dura 25 anos.

A carreira de Rick Moranis

Moranis começou a sua carreira no entretenimento na época da faculdade. Com o nome artístico de Rick Alan, ele atuava como DJ e radialista. Com o seu talento natural para a comédia e através de alguns contatos, Moranis ingressou no programa humorístico ‘Second City Television‘.

A atração ‘Second City TV’ era uma subdivisão da trupe Second City de Toronto (um grupo de teatro de improvisação itinerante) e Moranis era o único membro que não fazia parte da formação original do grupo. 

Rick-Moranis-e-Dave-Thomas
Reprodução IMDb

Durante a sua participação na atração, Moranis descobriu que o governo americano tinha algumas condições para aprovar a exibição de conteúdos que eram “identificados como canadenses”. Então, ele e Dave Thomas, seu colega de trabalho, criaram um quadro com os personagens Doug e Bob McKenzie. Os dois eram irmãos que representavam o estereótipo máximo da visão que os americanos tinham dos canadenses. O quadro fez um enorme sucesso e foi incluído na versão americana de Second City TV.

Seu começo no cinema

Com todo o sucesso na atração, Moranis conseguiu chamar a atenção de Hollywood. O seu primeiro contato com o cinema foi com ‘The Adventures of Bob & Doug McKenzie: Strange Brew’ (1983), uma versão do quadro que ele apresentava. O filme teve um sucesso modesto nos EUA levando em consideração que o orçamento era baixo e os protagonistas canadenses.

Após sua estreia no cinema, Moranis participou de 4 filmes em 1984, incluindo o grande sucesso ‘Os Caça-Fantasmas’. Aliás, a participação do ator nesse filme aconteceu quase que acidentalmente. Uma vez que o personagem Louis Tully havia sido escrito para o ator que também fez parte do Second City, John Candy. Em cima da hora, Candy desistiu de fazer o filme e Moranis foi chamado para substituí-lo. 

Rick Moranis - os caça-fantasmas
Reprodução IMDb

Em 1986, o ator participou da maravilhosa adaptação musical de ‘A Pequena Loja dos Horrores’, produção que inclusive recebeu indicação a duas catergorias do Oscar. Já em 1989, o ator fez sucesso como protagonista no filme ‘Querida, Encolhi as Crianças’, longa que foi um dos grandes destaques do ano, com um faturamento até maior do que ‘Os Caça-Fantasmas 2’.

Nos anos seguintes, Moranis participou de algumas produções como: ‘Querida, Estiquei o Bebê’ (1992), ‘Os Flintstones’ (1994) e ‘Querida, Encolhi a Gente’ (1997), que foi o seu último filme atuando.

Por que ele está há 25 anos sem participar de filmes?

O motivo desse afastamento de Rick Moranis de Hollywood tem uma origem bem triste e delicada, que começou em 1989.

Antes de tudo, é importante dizer que Rick Moranis se casou com a estilista Anne Belsky em 1986 e o casal teve dois filhos. Tudo estava indo muito bem para Moranis, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Porém, em 1989, enquanto o ator brilhava em ‘Querida, Encolhi as Crianças‘, Anne recebeu o diagnóstico de câncer de mama, notícia que estremeceu a vida da família.

Infelizmente Anne faleceu em 1991, pouco tempo depois do diagnóstico, e Moranis precisou diminuir o ritmo de trabalho para poder cuidar de seus dois filhos pequenos, agora que ele era um pai solteiro.

“Eu dei uma pausa porque era um pai solteiro, e começou a ficar difícil voar a trabalho e cuidar das crianças, e a pausa foi ficando longa e mais longa, e eu não queria perder o que eu estava fazendo”, disse o ator em um trecho da entrevista que deu ao The Guardian em 2013.

Rick Moranis - A Pequena Loja de Horrores
Reprodução IMDb

Uma escolha que mudou tudo

Nos primeiros anos após a morte de sua esposa, Moranis ainda conseguiu conciliar a criação dos filhos com o trabalho. Porém, ele começou a sentir muita falta das crianças durante o tempo que estava ausente para gravações. 

O ator, que é muito discreto em relação aos filhos, começou a recusar os trabalhos que apareciam para poder estar mais presente com eles. A ideia era de um hiato pequeno na carreira, mas com o passar do tempo acabou percebendo que não sentia “tanta falta” assim de estar viajando e envolvido no trabalho.

Com isso, a pausa que originalmente seria curta, já chega aos 25 anos. Entretanto, isso não significa que Moranis ficou sem se envolver com o cinema esse tempo todo. Durante esse período o ator dublou diversos longas animados, como  ‘Irmão Urso’ (2003)  e ‘Irmão Urso 2’ (2006).

Apesar da pausa, Moranis disse em entrevista ao The Hollywood Reporter em 2016 que procuraram ele para participar da produção de Ghostbusters: Mais Além. Porém, recusou o convite pois o papel seria uma participação especial bem curta e ele não via sentido em aceitar.

Tem alguma chance de Rick Moranis voltar a fazer filmes?

Por mais que esteja tanto tempo afastado da atuação, Moranis, que atualmente tem 70 anos, não se considera aposentado. Apesar de assumir ser bem criterioso em relação ao trabalho, o ator não descarta a ideia de voltar a atuar.

E para quem é fã, pode ser que a volta de Moranis as telas não esteja muito longe de acontecer. Segundo informações divulgadas pelo Deadline em 2020, o ator voltaria ao papel de Wayne Szalinki em “Shrunk”, continuação de ‘Querida, Encolhi as Crianças’. A proposta do longa seria focar em um dos filhos de Szalinki, agora já adulto, e em seus netos. A ideia do longa surgiu em 2019, mas com toda a situação do COVID e outros impedimentos, pausaram o projeto e não há novas informações.

Se você ficou com vontade de rever os trabalhos do talentoso Rick Moranis, os filmes ‘Querida, Encolhi as Crianças’, ‘Querida, Estiquei o Bebê’ e ‘Querida, Encolhi a Gente!’ estão disponíveis no Disney+.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.