Em Uma Ideia de Você, fama, músicas e viagens nos levam a pensar em como um artista poderia ser, seus gostos e personalidade até as semelhanças que poderia ter com a gente. Qual menina nunca sonhou em se relacionar com o astro pop na adolescência. Explorando a fundo esse contexto, o longa da Prime Video traz uma nova perspectiva para esse sonho adolescente, com um roteiro bem executado e excelente trilha sonora.

Confesso que quando saiu a noticia de que mais um livro inspirado em fanfic seria lançado, torci o nariz. Esperava mais um clichê comercial e desnecessário com um roteiro lamentável e atuações difíceis de assistir. Logo nos primeiros 20 minutos de Uma Ideia de Você já estava imersa na realidade fictícia de Solène, interpretada por Anne Hathaway e Hayes Campbell vivido por Nicholas Galitzine. Jovial, dramático e muito atual são alguns dos adjetivos que encontrei ao fim dessa experiência.

Enredo

Em Uma Ideia de Você, Solène é mãe de Izzy (Ella Rubin), dona de uma galeria de artes e recentemente divorciada. Aos 40 anos de idade e realizada profissionalmente, se vê em busca de um amor, daqueles que despertam vida. Acidentalmente, acompanhando a filha no festival Coachella, Solène conhece Hayes Campbell, um dos vocalistas da banda August Moon. Logo no primeiro contato os dois se sentem atraídos um pelo outro.

Sendo assim, os dois decidem ceder aos sentimentos e engatam em um intenso e quente romance de verão. O casal decide desafiar os preconceitos em relação a diferença de idade de quase 20 anos entre eles e sem imaginar a repercussão midiática. Ao mesmo tempo, August Moon encarrega a divertida trilha sonora do filme junto com uma fotografia e direção envolvente.

Trilha sonora excelente

A principio parece meio óbvio que o filme tenha uma trilha sonora descente por ter uma boy band envolvida na trama. Porém, Uma Ideia de Você entregou algo diferente e inesperado. A banda fictícia August Moon, lançou músicas autorais na plataforma do Spotify e Youtube, além de uma conta oficial no Instagram. O que inicialmente não cativou, com o lançamento do filme tudo cooperou para a imersão do público na história do filme, e funcionou.

Ter não, só um rosto e uma música, mas sim um vislumbre pela pessoa de Campbell ajudou no reconhecimento das músicas. Desde a primeira música “Guard Down“, “Dance Before We Walk” e durante os shows, somos envolvidos no mundo das “Moonheads” (fã clube da banda) acompanhando de perto a história de Hayes e Solène que um dia sonhamos ter. E August Moon, que foi inspirada em One Direction, honra a qualidade musical que a banda original proporcionava. com canções românticas e divertidas de se ouvir. Além do mais, as músicas de St.Vincent que é o novo interesse musical de Izzy, roubam a cenas nos momentos entre mãe e filha.

Roteiro e Direção

A direção ficou por mérito de Michael Showalter que juntamente com Jennifer Westfeldt roteirizou a adaptação e mesmo não inovando foram fiéis a proposta do filme. Mesmo sendo um clichê na mais pura forma, Showalter desenvolve a narrativa sem presunção alguma de tentar fazer do filme algo maior do que ele poderia ser. Por esse escolher esse caminho, possibilitou aprimorar as características do filme, como o drama, a argumentação do machismo cultural sobre a sexualidade feminina.

“Por que uma mulher se relacionar com um homem mais novo gera tanta polêmica, mas quando o contrário acontece consideram normal?…”

Crítica Uma Ideia de Você
Nicolas Galitzine e Anne Hathaway esbanjam química/ Créditos: IMDb

Esse é um dos questionamentos que o roteiro levanta e sustenta muito bem até o fim e com diálogos bem construídos. Do mesmo modo o filme mostra o preconceitos e etarismo que as mulheres sofrem nos relacionamentos em que são mais velhas que os companheiros. Principalmente Solène, que foi deixada pelo ex-marido por uma mulher mais nova, passa ser considerada muito velha não só para se relacionar com Hayes, mas também para viver uma aventura amorosa. Por isso sua maternidade também é questionada quando a filha é negativamente afetada.

Nesse sentido, Showalter nos leva por esse drama com uma direção leve e sóbria trazendo o drama e a jovialidade dessa aventura para o público. A fotografia e os enquadramentos nos imerge nos shows e nas viagens do casal, além de transmitir a essência tanto do mundo de Solène que é mais pacato e rotineiro quanto o de Hayes que é uma loucura.

Atuações especiais

Crítica Uma Ideia de Você
“Uma Ideia de Você” é o melhor clichê do ano / Créditos: IMDb

Certamente a melhor surpresa são as atuações de Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, o casal esbanja química e ambos estão confortáveis nos respectivos papéis. Com 12 anos de diferença entre os dois, mostraram que isso não seria um impedimento e se entregaram a história e ao drama proposto.

Hathaway que foi a queridinha dos anos 2000, sendo protagonista de muitas comédias românticas, está de volta com um novo tom de atuação para o gênero. Já com a mesma idade da personagem a atriz deu o tom certo para Solène, deixando clara toda experiência que a personagem estava passando. Com uma sabedoria, delicadeza e anseio pelo novo Anne Hathaway vai da euforia ao drama em seu papel, dominando o tempo de tela.

Já a atuação de Galitzine não chega ao êxito de Hathaway, por outro lado também não decepciona. A química com a parceira de cena é algo notável que faz com que a história flua de maneira envolvente, nos leva a torcer muito pelo casal. Sem contar que Nicholas Galitzine consegue trazer a essência de um astro pop descontraído e muito, muito, charmoso.

Vale a pena assistir “Uma Ideia de Você”?

Com certeza! Envolvente e muito bem feito é o melhor clichê romântico do ano até agora. Mesmo sendo uma história quase previsível, asseguro que surpreende pois você nem percebe o tempo passar de tão envolvido na história. É um longa perfeito para assistir em uma noite de cinema com as amigas e cantar as músicas da august Moon.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.