Hoje (22) foi ao ar o último episódio da minissérie ‘Pokémon: Aim to Be a Pokémon Master’, servindo de despedida de Ash e Pikachu do anime Pokémon. Perto de completar 26 anos como protagonistas do anime, Ash e Pikachu conseguem entregar um excelente adeus a franquia e aos fãs.

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Episódio final
Imagem: TV Tokyo

Ash e Pikachu estão dando adeus ao anime Pokémon, após 25 anos sendo os protagonistas da história, parece que a jornada deles terminou… Ou será que não. Ash se tornou o campeão mundial, mas mesmo não havia realizado seu sonho se tornar um Mestre Pokémon. Decidido a realizar seu sonho Ash e Pikachu embarcam em uma nova jornada, para descobrir a resposta sobre o que é um Mestre Pokémon. E assim, começa o adeus de nossos heróis.

Pokémon: Aim to Be a Pokémon Master

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Pôster oficial da temporada
Imagem: TV Tokyo

Este é o título escolhido para a minissérie de despedida de Ash e Pikachu, bem como também é o título da primeira abertura do anime Pokémon em sua estreia. Uma curiosidade, Rica Matsumoto, a dubladora de Ash, canta esta e todas as músicas de abertura do anime Pokémon. A história desta minissérie tinha como objetivo explicar o que significa ser um Mestre Pokémon, além de trazer alguns antigos personagens da franquia.

No começo dessa nova história somos apresentados aquele que será a união de todos os episódios, o lendário Pokémon Latias. Ash e Pikachu encontram ela logo no primeiro episódio, ela está toda machucada e precisa de cuidados. Entretanto, ela não confia muito nas boas intenções do jovem, mas depois de ser salva por Ash da Equipe Rocket, ela decide seguir a jornada dele. Utilizando seu modo invisível, Latias segue Ash e seus amigos de longe e às vezes intervindo, em momentos de muita necessidade.

Apenas no final da série Latias revela a Ash o que está ocorrendo, Latios foi capturado por um caçador Pokémon e agora precisa de ajuda. Contudo com auxílio de todos, Latias consegue salvar seu amigo e assim os Pokémon podem retornar para seu lar, Alto Mare (a cidade do 5º filme de Pokémon). Ao final do episódio mostra Latios e Latias passeando pela cidade, além disso mostra Bianca, a personagem do filme. Sendo assim, finalmente canonizado que os eventos ocorridos no filme Heróis Pokémon, no anime Pokémon.

O Reencontro com antigos amigos

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Brock e Pikachu
Imagem: TV Tokyo

Após se tornar o campeão Ash e Goh decidem sair em uma nova jornada, mas seus caminhos se separam e assim, depois de muito tempo Ash e Pikachu estão viajando sozinhos. Tirando este tempo para pensar o que fará no futuro, logo após o seu encontro com Latias, Ash e Pikachu encontram Misty, a primeira companheira de viagem deles. Misty comenta que assistiu a batalha de Ash vs. Leon e se sentiu inspirada por ele a embarcar em uma nova jornada. No episódio de retorno dela, Misty está tentando capturar um Clauncher, que decide ficar com após sua vitória numa batalha contra Ash. Os dois seguem muito amigáveis um com outro e decidem seguir viagem juntos.

No episódio seguinte temos os retornos de Brock e Cilan, no qual acabam se envolvendo com uma Hatterene que hipnotizava pessoas para mantê-los presos na floresta. Além disso, o retorno de Brock acaba sendo com o personagem tendo uma decepção amorosa com a dona de um restaurante, tipíco do personagem. Seguindo os passos de Misty, Brock decide seguir viagem junto deles e Cilan, decide continuar seguindo sua jornada sozinho.

Vale ressaltar que temos outros retornos como Gary, Tracey e Professor Carvalho, são participações destinadas ao último episódio da série.

Revendo antigos Pokémon de Ash

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Esquadrão Squirtle
Imagem: TV Tokyo

Uma das estratégias adotadas para este especial foi a rotatividade dos Pokémon de Ash. Mantendo seu Pikachu e sempre mudando seu time a cada episódio, sendo assim pudemos ver alguns dos seus amigos que estavam no laboratório. Fazendo assim, que alguns dos seus mais famosos Pokémon pudessem dar as caras, como Corphish, Totodile, Bayleef, Charizard, Bulbasaur e Gengar.

Em alguns episódios aconteceram reencontros mais elaborados, sendo justamente com os Pokémon “libertados” de Ash, Squirtle e Lapras. O Squirtle retornou ao seu antigo esquadrão e agora protagonizam peças de teatro, para promover prevenção contra incêndios. O episódio serviu como reencontro dos amigos Charizard, Bulbasaur e Pikachu com o Squirtle, que não se viam a bastante tempo.

Já o reencontro com o Lapras, temos um episódio divertido envolvendo um Wailmer que acabou ficando preso. Aqui vemos a evolução do antigo parceiro de Ash, que estreou no anime como um filhote que se separou do bando e durante a temporada das Ilhas Laranjas, servia de meio de transporte para o pessoal. Agora Lapras é o líder de seu bando e sempre tenta ajudar os Pokémon em necessidade, algo que aprendeu com Ash, seu antigo treinador.

Porém, nem todos tiveram seu retorno e Primeape, um dos mais antigos Pokémon de Ash, não teve seu regresso durante a temporada de Jornadas e nem nesta temporada final. Muitos acreditavam que ele finalmente ganharia seu reencontro com Ash, mas, aparentemente, até os roteiristas esqueceram dele.

O suposto fim da Equipe Rocket

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Equipe Rocket
Imagem: TV Tokyo

Em determinado momento do anime acontece o suposto fim da Equipe Rocket, um assunto que ficou em alta por muito tempo. Durante os eventos do 9º episódio, a Equipe Rocket recebe de volta todos os seus Pokémon, que estavam guardados no quartel general. Tanto que, no começo deste episódio a impressão que fica é que Jessie, James e Meowth foram demitidos da Equipe Rocket, mas não ocorreu isso. No episódio, temos também a Equipe Rocket se lembrando dos seus antigos Pokémon que não estão mais com eles.

O episódio é muito bom e divertido, com um plano definitivo para roubar o Pikachu utilizando de todos os seus Pokémon, no final acaba não dando certo. E assim, como consequência os amigos acabam culpando um ao outro pelo plano dar errado e por isso, decidem se separar. Muitas pessoas e portais sensacionalistas acabaram por divulgar que este era o fim da Equipe Rocket, mas como pudemos ver foi apenas um desentendimento entre amigos, que logo foi resolvido.

Uma outra coisa que ocorreu envolvendo a Equipe Rocket, é o episódio em que Meowth e Pikachu acabam tendo que se ajudar, por ser separem de seus companheiros. O episódio contém muitas referências a diversos momentos do anime e além disso, serve como um episódio para reforçar o quão forte é a amizade de Ash e Pikachu.

Por fim, a Equipe Rocket não acabou e eles continuam com a sua missão de capturar o Pikachu. O final deles ficou em aberto, deixando assim uma brecha para um provável retorno no futuro.

O que significa ser um Mestre Pokémon?

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Brock, Ash, Pikachu e Misty.
Imagem: TV Tokyo

Quando anunciaram esta temporada, a sinopse comentava que Ash após uma conversa com Gary, embarcaria em uma jornada para descobrir o significado de ser um Mestre Pokémon. Mas, não foi assim que aconteceu e a conversa ocorre apenas no último episódio, toda essa reflexão acontece muito rápido. Sendo assim, Ash não saberia responder qual é o significado de Mestre Pokémon para ele.

Depois de reencontrar seus antigos amigos e passar um tempo com seus Pokémon, que estavam no laboratório do professor Carvalho, Ash e Pikachu finalmente tem uma decisão. E bem, não poderia ser diferente ambos decidem embarcar em uma nova jornada. E do mesmo jeito que começou essa minissérie ela se encerra, com Ash e Pikachu numa bifurcação e jogando um graveto para decidir qual caminho tomar. Pokémon encerra passando a mensagem que este não é o fim, é apenas um novo começo.

Análise | Pokémon: O adeus de Ash e Pikachu;
Pokémon Horizontes
Imagem: TV Tokyo

A partir de agora viveremos momentos únicos. Uma nova era está chegando, Pokémon Horizontes está próximo de estrear com seus novos personagens e histórias. Os antigos fãs poderão encontrar algumas referências ao anime clássico, como um novo Pikachu e um novo Charizard, mas tudo isso num novo aspecto do anime Pokémon.

Agradeço a Ash e Pikachu por me proporcionar diversas aventuras e histórias, ao longo destes anos. Comecei a acompanhar Pokémon aos 12 anos de idade e hoje aos 26 anos, ironicamente quase a mesma idade do anime, me despeço deles. Espero que Pokémon continue proporcionando muitas aventuras e diversão, para as pessoas e fãs que acompanharão o anime.

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.