Matheus Pettersen Forattini nascido em 1992, é um amante da física e matemática, mas descobriu em seus hobbys a verdadeira paixão e fez dela sua profissão. Em entrevista ao portal Geek Pop News, o autor M.F. Pettersen compartilhou informações sobre seu livro e nos contou um pouco mais sobre sua vida. Em breve, você poderá encontrar a resenha do livro no site.

Academia dos Magos – Crônicas do Multiverso é um grande passo para literatura fantástica nacional. O gênero vem crescendo no Brasil e essa nova trilogia vai conquistar o coração dos leitores.

Confira a entrevista:

Antes de tudo, nos conte um pouco sobre você?

Sou apaixonado por física e matemática, me formei técnico em Mecânica no CEFET, e dando sequência aos meus estudos, me formei posteriormente em Engenharia de Produção pela faculdade Kennedy. Mas foi em meus hobbys que descobri minha verdadeira paixão e fiz dela, posteriormente, minha profissão.
Aos vinte e cinco anos, junto a dois amigos abri TCGeek, uma das maiores lojas de Card Games e colecionáveis de Minas Gerais, referência em todo Brasil. Não contente, fã de fantasia épica, leitor apaixonado por histórias fantásticas, resolvi eu mesmo contar minhas próprias histórias.

O que te fez seguir a carreira de escritor? A trilogia “Crônicas do Multiverso” é a sua maior obra? Fala um pouco do processo criativo da escrita dos livros.

Na verdade tudo começou como um hobby. Eu sempre tive uma necessidade muito grande de querer contar histórias, mas sempre fui um aluno terrível em português e ler para mim era uma dificuldade muito grande. Foi mais velho, que descobri os prazeres da leitura e comecei a me dedicar na arte de escrever, fazendo aulas de escrita e correndo atrás de conteúdos que me ajudassem a desenvolver esse viés literário.

Hoje não consigo me ver não escrevendo sobre algo. Tenho trabalhado tanto no projeto da continuação das Crônicas do Multiverso, como em uma novela, que pretendo lançar ainda esse ano. Escrever me dá uma satisfação enorme de realização e poder dar vida às minhas ideias malucas é o que tem me motivado a continuar.

O que te inspirou a desenvolver a narrativa de “Academia dos Magos”?

A Academia dos Magos nasce de um amor por fantasia épica, misturado ao meu fascínio pelo universo fantástico do Card Game Magic: The Gathering. Costumo brincar que quem aprecia mundos com várias raças, com uma pitada de guerras, tragédias, magia baseada em cores e artefatos poderosos, dificilmente vai se sentir perdido acompanhando minha história.

Na tentativa de contar uma história um pouco diferente, fugindo dos tropos clássicos e trazendo um protagonista atípico, que foge da tradicional saga do herói, eu tento contar uma história um pouco controversa, onde o protagonista não arca com as consequências diretas de suas ações, deixando sempre os “ a batata quente” nas mãos dos amigos.

Sempre muito imprevisível, você nunca sabe o que está se passando na cabeça de Annanis, já que quem conta a história são seus amigos. É através deles que você acompanha o que Annanis está aprontando durante sua estadia dentro da escola, que para mim, é a parte mais divertida. Ao mesmo tempo, cada personagem tem um prisma diferente, na forma de enxergar o mundo. A mesma cena, contada por dois personagens diferentes, muda completamente de contexto, de acordo com o que eles sabem e a qual classe social eles pertencem, dentro do mundo da Academia.

M F Pettersen

A literatura fantástica nacional não é muito explorada pelos leitores, isso tem sido um desafio?

Sim, a fantasia nacional sofre de certo preconceito, principalmente quando falamos de fantasia épica, o que é uma pena. Contudo, eu enxergo que o cenário de literatura fantástica vem crescendo muito no mundo todo, nos últimos tempos. No Brasil temos escritores contemporâneos como Ian Fraser e Felipe Castilho que escrevem assiduamente, contando histórias incríveis e de tirar o fôlego, mostrando que o mercado para fantasia nacional existe e tem muito a ser explorado.

Existem planos de novas obras desse mesmo universo? Quais são os seus próximos passos?

No momento o foco está em terminar a trilogia, que começa com A Academia dos Magos, e – já deixando um spoiler legal para o canal – continua com o segundo livro, Cidade das Pontes. Mas como o próprio nome já diz, Crônicas do Multiverso vai contar com outras histórias permeando esse e outros mundos que ainda estão por vir.

O que você diria para quem está começando a escrever?

Escrever é difícil, exige tempo, dedicação e constância. Não existe fórmula mágica senão sentar na frente do computador e escrever. Muita gente me pergunta “como você escreveu esse livro?” e a resposta é simples, dois anos batendo os dedos no teclado, acreditando que eu nunca chegaria lá. Cada um encontra seu jeito de achar uma fórmula para continuar, mas se você como eu, gostaria de saber por onde começar, eu recomendo muito as aulas gratuitas do Brandon Sanderson no Youtube.

Leia, sim, leia muito. Saia da sua zona de conforto vez ou outra e procure algo diferente para ler, ajuda muito no processo criativo. Ler autores de países diferentes te dá uma perspectiva legal na hora de contar histórias. Às vezes ficamos muito presos a um jeito só de contar uma história, o que pode ser ruim quando existem tantas formas de se contar uma mesma coisa de formas diferentes.

Por último, onde os leitores podem te encontrar e saber mais sobre seu trabalho?

Para quem quiser me acompanhar, deixo abaixo minhas contas no Twitter (@MF_Pettersen) e no Instagram (@Pet.Matheus). Em meu site, www.mfpettersen.com.br você consegue ler um pouquinho dos primeiros capítulos da obra em PDF e ter um gostinho do que vai encontrar.

Para quem quiser adquirir um exemplar, o livro está à vendas nas lojas abaixo:
Amazon: amzn.to/3R4nK5e
Leitura: bit.ly/3XBci3w
Página da Editora:
https://www.editoraappris.com.br/produto/6350-academia-dos-magos-crnicas-do-multiverso-livro-i

Comprando pela loja da TCgeek, você recebe uma cópia autografada pelo autor:
https://www.tcgeek.com.br/?view=ecom/item&prod=239004