A escritora norte-americana Louisa May Alcott (1832-1888), continua sendo até hoje um dos maiores ícones da literatura feminina. Sua obra mais famosa, o clássico “Mulherzinhas” é um dos livros mais vendidos em todo o mundo, com várias edições e adaptações para séries e filmes. A mais recente, o filme “Adoráveis Mulheres” (2019) de Greta Gerwig, foi uma das maiores bilheterias daquele ano, e venceu o Oscar de Melhor Figurino em 2020. No entanto, a obra da escritora não se restringe a Mulherzinhas. Louisa May Alcott publicou uma série de contos, poemas, além de outros livros.

Aqui estão duas outras obras de Louisa May Alcott. que podem ser encontradas para venda online, com tradução em português:

A Herança

Capa de Herança de Louisa May Alcott | Crédito: Editora Nova Cultural

É um livro pouco conhecido, que foi recuperado por pesquisadores. Foi escrito por Louisa antes dos 18 anos, provavelmente entre 1849 e 1851. A história se passa em uma mansão no interior da Inglaterra e conta a história de Edith Adelon, uma jovem órfã que trabalha como dama de companhia de uma aristocrata. A família passa a ter grande carinho por Edith, o que desperta a inveja da vilã Lady Ida, que arma um plano para prejudicar a garota. Vítima das armações de Lady Ida, Edith acaba contando com a ajuda de Lorde Percy, um nobre influente. Um clássico romance, protagonizado por uma heroína corajosa, ambientado na Inglaterra rural.

Os Oito Primos

Capa de Os Oito Primos de Louisa May Alcott | Crédito: Editora Pedrazul

Publicado pela primeira vez em 1874, conta a história da jovem Rose, que após ficar órfã, vai morar na casa de suas tias ricas e seus primos. No entanto, ela se sente solitária e infeliz. Rose passa por várias obstáculos para vencer a tristeza, e conta com a ajuda de seu tutor, o sábio Tio Alec para encontrar a felicidade e começar uma nova vida ao lado de sua família. O pai de Louisa May Alcott, teria inspirado o personagem Tio Alec.

Sobre Louisa May Alcott

Louisa May Alcott nasceu em 1832 no estado da Pensilvânia. Ainda criança se mudou para Boston com a família, uma vez que seu pai, fundou uma escola na cidade. Sendo assim Louisa e as irmãs foram muito bem educadas. A família Alcott conviveu durante anos com personalidades importantes da literatura norte-americana, como Henry David Thoreau e Ralph Waldo Emerson. Louisa começou a escrever ainda muito jovem, e tinha um pensamento moderno e independente. Além disso fazia questão de expressar suas opiniões.

Porém na década de 1850, a família Alcott passou a ter sérios problemas financeiros e Louisa passou a vender histórias para ajudar nas despesas da casa. Então ela começou a trabalhar não apenas como professora, mas também como costureira, governanta e empregada em casas de família. Abolicionista convicta e a favor do Sufrágio Feminino, trabalhou como enfermeira durante a Guerra Civil Americana.

Louisa em 1862 | Crédito: Louisa May Alcot Her Life, Letters, and Journals | Fotogravura: A. W. Elson & Co

Livros e ativismo

Em 1868, publicou o livro “Mulherzinhas”, baseado na história real de sua família para ilustrar os desafios e a rotina das mulheres naquela época. O livro foi um sucesso imediato e recebeu excelentes críticas, dessa forma, consolidando a carreira de Louisa May Alcott. Posteriormente, além de continuar publicando seus trabalhos, entre eles “Os Oito Primos”.

Louisa se dedicou a luta pelo direito das mulheres ao voto, à educação e outras causas feministas. Ela nunca se casou nem teve filhos. Por fim após enfrentar uma série de problemas de saúde, Louisa May Alcott morreu aos 55 anos em 1888, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.