Durante a manhã desta quinta-feira (11) foi confirmada a morte do ator e ex-jogador O.J. Simpson. O ator faleceu aos 76 anos vítima de um câncer. O.J. é conhecido pela sua carreira no Buffalo Bills e no cinema, Simpson também possui um histórico turbulento envolvendo acusações de duplo homicídio e assalto a mão armada.

Devido ao seu histórico complicado, O.J. Simpson teve uma temporada na série ‘American Crime Story’ baseada em 1994, quando a promotoria acusou-o de duplo homicídio contra sua ex-esposa, Nicole Brown, e o amigo Ronald Goldman. Então, a primeira temporada da série ficou intitulada como “American Crime Story: The People vs O.J. Simpson”. Portanto, o caso mais famoso da história dos Estados Unidos. 

Ex-atleta do Buffalo Bills e começo da sua carreira como ator 

Orenthal James Simpson, mais conhecido como O.J. Simpson, foi jogador de futebol americano profissional, ator e locutor esportivo. Considerado um dos maiores running backs, ele passou onze temporadas no esporte e boa parte da sua carreira de atleta foi jogando para o time Buffalo Bills.

Com uma carreira bem-sucedida na NFL, O.J. participou de apenas um Super Bowl. Além disso, ele também conseguiu correr mais de 200 jardas em 6 jogos, marca que até hoje nunca foi alcançada.

Após se aposentar do esporte, Simpson iniciou sua carreira como ator. Acumulando aparições em vários filmes e programas de TV, apesar de sua carreira no cinema não ter sido tão bem-sucedida quanto no futebol americano, o ator era conhecido pelo seu carisma em frente às telas.

O.J. Simpson e Nicole Brown 

O.J. SImpson e ex-esposa Nicole Brown
O.J. SImpson e ex-esposa Nicole Brown / Crédito: Robin Platzer

No entanto, a carreira de O.J. Simpson começou a declinar quando o ator foi acusado de duplo homicídio em 1994. O julgamento que começou no dia 26 de setembro de 94 só teve fim um ano depois, em 3 de outubro de 1995.

O.J. Simpson foi acusado de assassinar a facadas sua ex-mulher Nicole Brown e seu amigo Ron Goldman em junho de 1994. Após se separar da primeira esposa, Marguerite, com quem viveu casado por 11 anos, Simpson iniciou um relacionamento com a ex-garçonete Nicole.

Portanto, Nicole e Simpson se casaram em 1985 com uma grande festa. Ambos tiveram dois filhos, mas O.J. era conhecido como um cara ciumento e um pouco temperamental. Uma vez que no mesmo ano do casório com Brown, o ex-atleta quebrou com um bastão de beisebol os vidros do carro de sua atual esposa, onde ela havia se refugiado após uma discussão.

Com um casamento conturbado, Nicole e O.J. se divorciaram em 1992. Porém, havia registros policiais de 3 agressões físicas de Simpson contra Nicole, e no ano de 1993 o ator até invadiu a casa da ex-mulher, que se trancou na cozinha.

Mas foi apenas em 1994 que o crime aconteceu contra Nicole e seu amigo. Acusado de duplo homicídio, O.J. Simpson desapareceu, deixando apenas uma carta a seus amigos que anunciava o seu desejo de suicídio. Sendo perseguido por 96km pela polícia, o ator se trancou no carro e apenas depois de algumas horas ele se entregou.

Caso de maior visibilidade na mídia norte-americana

Assim, a perseguição da polícia com Simpson ganhou grande visibilidade na mídia, sendo um dos casos mais famosos dos Estados Unidos. Na época, foi necessário dividir a transmissão da Copa do Mundo e o quinto jogo das finais da NBA com a perseguição do ex-atleta e ator.

Portanto, em 1995, após um ano de julgamento, O.J. Simpson foi inocentado pelo júri. Ao todo, o caso teve cerca de 133 testemunhas e 20 milhões de pessoas assistiram o julgamento de O.J. Simpson pela televisão. O anúncio do veredito bateu recorde de audiência nos EUA.

Preso em 2007 por assalto

Após 13 anos da morte de sua ex-mulher Nicole Brown, Em 2007, O.J. Simpson enfrenta mais uma acusação, mas agora de roubo. As duas vítimas, vendedores de artigos esportivos para colecionadores, acabaram sendo rendidas pelo ator e alguns homens armados, em um quarto de um hotel-cassino.

No entanto, Simpson afirma que foi apenas no quarto para recuperar alguns objetos que eram seus de direito, sendo 2 troféus e várias lembranças assinadas pelo ex-atleta. Em 2008, o júri declarou O.J. culpado e condenado a 33 anos de prisão e em 2017, após vários julgamentos e 9 anos na prisão, foi permitido que Simpson pegasse uma condicional. 

American Crime Story: The People vs O.J.Simpson

American Crime Story: The People vs O.J.Simpson
Reprodução: American Crime Story: The People vs O.J.Simpson

A série ‘American Crime Story’, teve em sua primeira temporada a história inspirada no caso de O.J. Simpson em 1994, carregando o título de “American Crime Story: The People vs O.J.Simpson”. Lançada em 2016, teve ao todo 10 episódios e explora toda a acusação que o ator passou em 1994 com a morte da ex-mulher Nicole Brown e seu amigo. Baseado no livro de Jeffrey Toobin, “The Run of His Life: The People v. O.J. Simpson” (1997). 

Portanto, The People vs O.J. Simpson ganhou aclamação da crítica e recebeu 22 indicações no Emmy, em 13 categorias, ao qual venceu 9. Além disso, a série também ganhou o Globo de Ouro de “Melhor Minissérie” e “Melhor Atriz em Minissérie” para Sarah Paulson. 

Desenvolvida por Scott Alexander e Larry Karaszewski, que também estavam na produção executiva com Ryan Murphy e Brad Falchuk. Murphy também dirigiu o episódio piloto da série. Já o ator Cuba Gooding Jr. deu vida ao O.J. na série. Outros nomes que englobam o elenco são: Sterling K. Brown, Kenneth Choi, Sarah Paulson, David Schwimmer e John Travolta. 

Por fim, você pode assistir “American Crime Story: The People vs O.J.Simpson” no Star+. 


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.