Em novo livro Sra. Capa, a autora Fabiana C.O. conta a história da filha que vê a mãe como uma super-heroína, e aborda temas como a sobrecarga e negligências enfrentadas pelas mulheres.

Quando pequena, Ana se mudou da Bahia para São Paulo com sua família em busca de novas e melhores oportunidades. Agora, adulta, ela se vê divorciada e mãe de 3, sendo a única responsável por prover para seu lar. Então, longe de casa e de realizar seus sonhos, ela agora precisa enfrentar as dores de lidar com a vida real.

E, é a partir daí acompanhamos o desenrolar de uma história emocionante que ajuda a desmistificar a imagem das mulheres como heroínas, expondo a sobrecarga materna.

O desenrolar de Sra. Capa

Capa do livro Sra. Capa, da autora Fabiana C.O.. Na imagem, desenhada em aquarela, vemos uma mulher de cabelos longos preto, batom vermelho, vestindo uma capa vermelha, com o título do livro.
Capa: Divulgação / Fabiana C.O

Embora Ana seja apenas uma mulher comum, que precisa lidar com as dores, traumas e responsabilidades, sua filha Sol sempre a enxerga como uma super-heroína, vestindo uma capa vermelha. E assim, ela apelida a mãe de Sra. Capa – apelido carinhoso que dá título ao livro de Fabiana Carvalho de Oliveira, ou seu pseudônimo, Fabiana C.O.

Na infância, Sol sempre questionava porque via a mãe daquela forma – coberta, com uma capa vermelha. Mas, foi só depois de adulta e com uma visão mais madura, que ela tenta ver a história de uma nova perspectiva. Então, ela resolve escrever sobre Ana com um novo olhar. A narrativa do livro leva os leitores a uma perspectiva íntima da filha, onde sua mãe é a figura principal e responsável por fazer as relações de casa funcionarem, mesmo nas fases mais decisivas.

Embora o livro nos apresenta com momentos de alegria, que reforçam o vínculo entre mãe e filha, os capítulos exploram momentos difíceis. Como a perda do avô de Sol, e a depressão que Ana precisa enfrentar depois da partida do pai. Assim, conhecemos também de perto as dificuldades que elas enfrentam para entender as escolas uma da outra, e as mudanças que seu relacionamento enfrenta ao longo dos anos.

Com todos os acontecimentos, mamãe andava mais deprimida e sozinha do que nunca. Eu, de longe, não sabia se a capa ainda era vestida. Só pensava que Dona Ana estava distante de suas filhas e sem sua neta. Cada uma com o seu motivo de ausência e distância; e isso a levou a um abatimento profundo.

Sra. Capa, p89 – Fabiana C.O.

A ficção e a realidade em Sra. Capa

A autora Fabiana C.O. faz um ótimo trabalho no enredo do livro, ao combinar a ficção com sua realidade e jornada pessoal, depois de enfrentar a depressão por 15 anos. O livro simboliza uma jornada de cura, reafirmando seu compromisso de auxiliar mulheres a buscarem sua independência e se conectarem novamente com suas emoções.

Portanto, ele é inspirado na história de suas ancestrais: mãe e avó, duas mulheres nordestinas que passaram a vida buscando por condições melhores para suas famílias, assim como inúmeras famílias espalhadas pelo Brasil.

Com esse trabalho, a autora estabeleceu parcerias com organizações não governamentais que se dedicam à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, como “AC Despertar” e “Empoderem-se”. Dessa forma, ao comparar os livros os leitores levarão, além do livro, um saco de veludo produzido pelas costureiras dessas ONGs. O objetivo é reverter o valor da peça para as produtoras.

Conheça mais da autora Fabiana C.O.

Imagem da autora de Sra. Capa, Fabiana C.O.. Na imagem a autora aparece com uma camiseta branca com os dizeres "Somos todas Sra. Capa", mostrando a capa do livro Sra. Capa ao lado de seu rosto.
Foto: Divulgação / Fotográfo: Cissa Coutinho

Fabiana C.O., pseudônimo da autora Fabiana Carvalho de Oliveira. Nascida em Guarulhos, hoje ela vive em São Paulo. Empresária, formada com MBA em Gestão de Empresas e Negócios, pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento, com formação também em Marketing de Moda. Ela também é palestrante em escolas, ONGs e empresas, onde trata de temas como autoconhecimento.

Fabiana também fundou um espaço de escrita voltado especialmente para mulheres, conhecido como “Eu Posso Ser Você”. Agora, depois de 15 anos trabalhando no mercado da moda, ela decidiu explorar o mercado editorial publicando o livro Sra. Capa. Assim, o livro trata de temas importantes como a sobrecarga imposta às mulheres, e complementa a jornada profissional da autora, que hoje assina esse trabalho como Fabiana C.O..

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.