Vocês não fazem ideia como é uma felicidade poder escrever a minha primeira lista na GeekPop News e o quão satisfatório é que a primeira lista seja sobre empoderamento feminino..

A luta da mulher pelos seus direitos sempre foi difícil, sempre foi dolorida e sempre foi todos os dias. Embora elas sejam simplesmente fantásticas todos os dias do ano, um dia no ano paramos para lembrá-las que a luta delas vale a pena, que é válida, justa e que elas não estão sozinhas.

Como já devem ter percebido, sou um homem, por favor não me cancelem. Minha intenção aqui é lembrar de mulheres dos videogames que assim como minha mãe me inspiram, me emocionam e ensinam a ser ou pelo menos tentar ser uma pessoa melhor todos os dias.

Sabemos que personagens de jogos não são reais, mas histórias, livros, filmes, séries, jogos e outros que crescemos ou vivemos experimentando fazem parte de quem nos tornamos, como aprendemos e podem ser sim uma inspiração. Hoje celebramos parte dessas inspirações que moldaram muitas visões da mulher sobre si mesma e muitas visões do homem de que mulheres podem e devem estar onde elas querem.

A lista é simples. As 27 mulheres mais empoderadas, donas de si e de suas vidas. Mulheres que fazem o que querem, que crescem e lutam todo dia sem abaixar a cabeça para ninguém diante de seus direitos e seus objetivos.

Inicialmente a lista iria ser rankeada, mas aí pensei “quem sou eu para classificar a luta de mulheres em grau de importancia?”. Todas as lutas são válidas e todas as lutas são importantes, por isso escolhemos postar a lista em ordem alfabética.

1- Eu não sou o dono de todo conhecimento da internet, caso eu erre alguma coisa ou esquecer alguém, me perdoem e comente embaixo quem eu esqueci e porque essa personagem deveria estar na lista.

2- Para evitar overload (já que existem jogos que são feras em criar personagens femininas fortes) só terá uma personagem por jogo e 2 por franquia.

3- Embora muitas personagens femininas começaram sexualizadas e objetificadas levarei em conta o status atual do personagem, quem ela se tornou e como ela cresceu.


Fonte: Naughty Dog

Abby – The Last of Us Part 2

Quando uma mulher coerente com o mundo que ela vive aparece, os machos ficaram ouriçados, atacaram a personagem e a atriz que a interpretou. Mas essa não é a história deles. Essa é a história do que essas mulheres fizeram sobre isso, dentro e fora da tela todas as Abbys contribuíram para que elas fossem lá e ajudassem esse jogo a ganhar o melhor jogo do ano, e posteriormente ser o jogo que mais ganhou prêmio na história do videogame. The Last of Us Part 2 tem duas protagonistas femininas que os feitos que elas têm para mostrar sobre isso provam que não existe nada que elas não consigam fazer juntas!

Abby começa para nós como vilã, mas como nada é simples no universo cinza de The Last of Us, logo entendemos suas motivações e como ela luta e fez de si própria uma guerreira para proteger sua tribo e todos que ela ama e nada para ela para salvar quem ela ama.

Fonte: CAPCOM

Ada Wong – Resident Evil

Pensa numa mulher que exala poder por onde ela passa… de salto alto Ada carrega uma bazuca, conhecimento e esperteza que faz ela passar por uma cidade infestada de zombies de patinete. Sempre um passo adiante de tudo, Ada provavelmente sabia que eu ia falar isso sobre ela mesmo antes de eu escrever.

Fonte: Square-Enix

Aerith – Final Fantasy VII

Quem não lembra da icônica Aerith ou Aris por sua cena marcante. Mas por trás dessa cena existe uma mulher com princípios inabaláveis que literalmente trás uma flor para um mundo frio de metal. Onde todos se corrompem e perdem, Aerith da um jeito de trazer um sorriso ao mundo. 

Sua última instância era nítido que Aerith sabia mais do que deixava parecer, mas isso não a abalou pois ela tinha acima de tudo a vontade e desejo de ajudar os outros, e mesmo sabendo de toda a desgraça que vinha pela frente, a encarou com um sorriso contagiante no rosto, dando um significado novo a Menina das flores.

Fonte: Focus Home Interactive

Amicia – A Plague Tale: Innocence

O quão longe você iria para salvar sua família? Muitos não conseguem responder essa pergunta.

Amicia não teve tempo, a vida de seu irmão estava em suas mãos e mesmo com tudo contra ela nunca soltou a mão dele. Nunca desistiu dele, e mesmo distante Amicia aprendeu o que ser uma família realmente significa.

Família nunca abandona a família, e Amicia nos ensinou isso.

Fonte: Ubisoft

Anna – Validant Hearts

Anna é uma médica que simplesmente decide ajudar as pessoas durante a primeira guerra… ela passa por arames, por minas, bombas tudo. Pois afinal todos precisam de um médico para curar os seus corações valentes.

Fonte: Square-Enix

Aqua – Kingdoms Hearts

Sabia que, se você não gosta da Aqua, você não jogou Kingdom Hearts direito? É verdade, uma pesquisa de Cambridge falou.

Essa mulher foi uma das poucas keyblade wielders a se tornar mestre. A única a derrotar Xehanort em combate e com toda a luz do seu coração protegeu seus “irmãos” Ventus (protegendo seu corpo para nunca ser encontrado) e se sacrificando para a escuridão para salvar terra.

Ela salvou Rikku e por isso ficou 10 anos do tempo normal no reino das trevas, onde tempo não significa nada. Pode ter passado 10000 anos para ela e ainda por cima foi a pessoa que mais demorou a se corromper as trevas…. 

Quem jogou Kingdom Hearts sabe o que isso significa e sabe que não se brinca com Aqua.

Fonte: Ubisoft

Aveline de Grandpré – Assassin’s Creed Liberation

Em Nova Orleans uma mulher negra poderia ser escrava ou uma dama dependendo da roupa que vestia e do que um homem decidisse que aquela mulher deveria ser.

Casar bem era o maior sonho que uma mulher poderia ter e o único sonho que uma mulher negra poderia ter.

Pois bem, Aveline mandou isso tudo ir a merda. Antes de Cassandra procurar sua família, antes de Eve pensar em libertar Londres.

Aveline decidiu que lutar pela liberdade de todas as mulheres e todos os homens negros era o caminho a se seguir. Afinal, tirando suas roupas, eles eram como ela e a liberdade deveria ser de todos em plena empatia e não apenas dela em demasiado egoísmo.

Os objetivos dela nos dias atuais foram parcialmente conquistados. Não por ela, embora ela tenha sido apenas uma inspiração, ela nunca parou de lutar.

E às vezes essa é toda a inspiração que precisamos.

Fonte: Bioware

Cassandra – Dragon Age Inquisition

Mas e os Templários? e os ciclo dos Magi? o que eles têm em comum?

Eles têm em comum que enquanto eles estão ocupados lutando pelo que é certo para eles, Cassandra está lutando para descobrir toda a verdade no meio de tanto achismo.

A verdade irá nos libertar, e Cassandra está disposta a ir até o fim do mundo para trazê-la à tona. Não é uma guerreira, não é uma maga. É uma caçadora da verdade.

Fonte: Ubisoft

Aurora – Child of Light

”No começo, Aurora é o que a sociedade pensa de uma princesa. Ela é educada, delicada, mimada, parece que não consegue fazer nada sozinha e parece que vai cair no choro a qualquer momento. 

Através de sua história, lentamente e naturalmente se torna uma mulher mantendo sua educação e delicadeza, e se tornando a mulher forte, humilde, altruísta e amável que temos o prazer de conhecer e aprender valores com ela.

 Aurora não nos mostra um caráter forte; em vez disso, ela é uma personagem fraca que ao longo dos desafios da vida se torna forte por seu próprio mérito. Ela é nada menos do que nossa guerreira da luz e por isso ela luta com uma espada e magia de luz.”

Esse é um trecho do review que fizemos sobre todo o jogo Child of Light.

Fonte: Square-Enix

Chloe – Life Is Strange

Meu Deus do céu quem não ama a Chloe. Assim como todo adolescente em crescimento ela é insegura e tem seu demônios mas gente..

Alguém pode falar que Chloe não pertence a Chloe??!

Ela veio pra mostrar que insegurança não é sinal de fraqueza, é uma emoção normal humana e que seus sentimentos são dela pra ela expressar como quiser.

Sim, ela cria barreiras que afastam pessoas, e sim ela fecha todo o mundo do lado de fora e revida desproporcionalmente o ataque ou indagações das pessoas ao seu redor.

Isso faz dela cativante e de fácil de se identificar, pois ela é humana, cheia qualidade e defeitos.

Ela não é super forte, ela não é uma heroína de quadrinhos, ela é humana e às vezes as pessoas apenas precisam de alguém humano para validar suas emoções.

Fonte: 2K Games

Elizabeth – BioShock Infinite

Olha, de boa? Sem ela nem ia ter Bioshock infinite e não falo dos poderes dela. Mexer com linhas do tempo é complicado.

Imagina uma menina feliz com o sonho de ir para Paris passar por uma jornada que nenhuma adolescente deveria passar de rapidamente a dura realidade do mundo lhe é mostrada, que os olhos dela pararam de brilhar.

Mas ela não parou, pois ela sabia o que tinha que fazer e ergueu sua cabeça e fez.

Fonte: Konami

Heather – Silent Hill

Chame-a de Sheryl, chame-a de Alessa… eu chamo ela de “Rainha do terror”. Uma seita de um deus a deseja e agora cabe a ela sozinha a se protejer . Achou que por ter sido protegida pelo pai a vida toda ela ia abaixar a cabeça e se render?

Heather não sabe de muita coisa, mas ela sabe se virar e diferente das histórias tradicionais de silent hill que cada personagem luta contra representações de tarja medos, Heather luta com uma mistura do medo de todos. 

Bem, que azar para esses medos.

Fonte: Myhoyo

Jean – Genshin Impact

Relativamente nova no mundo dos games, Jean é a Dandelion Knight e Acting Grand Master of the Knights of Favonius que é equivalente a prefeita, delegada, general e rainha de Mondstadt. A cidade não se move sem ela.

Tudo só funciona porque Jean sacrifica todo seu tempo para ajudar, desde procurar um gato perdido, proteger de invasões catastróficas e até salvar a indústria do vinho da cidade.

Todo mundo tá perdido sem Jean e aquela cidade iria explodir sem ela.

Fonte: Square-Enix

Lara Croft – Tomb Raider

Se você não sabe quem é Lara Croft, com certeza você entrou nessa lista por um acaso. 

Reconhecida mundialmente como clássico ícone feminino dos vídeo games. Lara começou sua carreira como símbolo de objetificação feminina para agradar macho. Embora tenha sido uma das primeiras, mais famosas e reconhecíveis personagens, sua objetificação foi sempre um taboo muito comentado, nenhum jogo que tenha abordando um explorador de túmulos, catacumbas e outros tenha chegado perto de seu sucesso.

Desde 2013 Lara tem crescido de ícone sexual para role model e se desvinculou de uma vez de sua estética antiga, a primeira vez que essa nova Lara matou, foi para se defender do estupro de um homem e mostrar de vez que o corpo dela não pertence a ninguém que não seja ela. 

Desde então em Rise of the Tomb Raider ela usou roupas apropriadas para o clima e em Shadow of the Tomb Raider ela finalmente ganhou musculatura que uma mulher que passa seus dias escalando montanhas deveria ter. Lara que era um ícone virou uma inspiração.

Fonte: Atlus

 Makoto – Persona 5

Makoto sofreu por toda sua vida  abuso psicológico sobre quem ela deveria ser, como deveria se portar e cumprir sempre as expectativas exigidas dela. 

Bem depois que ela acordou, ele nunca mais perdeu de vista sua própria justiça. Com inteligência, determinação e astúcia virou rapidamente a estrategista da equipe que ela tinha recém chegado, onde todos se referiam a ela ou como amiga ou como Rainha.

Fonte: NeitherRealm

Mileena – Mortal Kombat

Mas porque Mileena? Mileena é a única personagem de Mortal Kombat que não reduziram a sexualidade.

Em uma lógica que objetificação simples dos games é verdade. 

Mas a reflexão fica. Quem somos pra ditar se uma mulher mostra muito o corpo ou de menos, não cabe a homens decidir isso. O corpo da mulher é dela e ela decide o que quer vestir para se achar bonita ou recatada ou progressista ou conservadora ou sexy. 

Isso significa que ela pode se vestir como quiser e isso não dá a homem nenhum direito de tocá-la ou transformá-la em um objeto. Ela não tem que se vestir de forma recatada para o homem se controlar.. O HOMEM TEM QUE SE CONTROLAR.

Mileena continua sexy porque diferente das outras personagens, ele se empodera do seu corpo dessa forma, ela usa isso como uma arma em sua luta, e quando qualquer macho chega perto demais, a mordida dela é dura e mortal, assim como o seu combate.

Fonte: Square-Enix

Marle – Chrono Trigger

E se a princesa desiste do seu trono e vai ajudar pessoas a salvarem o mundo em uma linha temporal maluca??

E se ela se tornar a defensora de tudo?? A dondoca morreu né. Tá, parece um clichê né??

Alguém tem que começar esse clichê nos vídeo games e no caso, Marle foi uma das pioneiras.

Todos se curvam a rainha!!!

Fonte: Tecmo

Mio – Fatal Frame 2

Ou, qual é a de japoneses com meninas pequenas em perigo sem uma arma ?

Mio só queria achar um jeito de proteger sua irmã e voltar para casa. Teve que aguentar firme e enfrentar uma vila cheia de fantasmas com nada além de uma câmera.

Depois chamam mulheres de fracas? Jogando qualquer um morre de medo, imagina ser essa pessoa. Uma palavra para ela é coragem, outra seria mulher.

Fonte: Atlus

Mitsuru Kirijo – Persona 3

Persona 3 é um jogo em que seus personagens parecem adolescentes da malhação no sentido de que são muito mais inteligentes do que um adolescente normal deveriam ser. 

Mitsuro supera essas expectativas. Ela é a líder de todo o movimento de investigação da hora escondida e da síndrome da apatia.

Leva toda a investigação muito a sério e sempre que pode suporta sozinha todo o peso da responsabilidade, para que seus companheiros possam viver plenamente. 

Mitsuru sempre será uma líder e não uma chefe, pois Mitsuro está sempre lá para aguentar as dores com seus companheiros lado a lado.

Fonte: Square-Enix

Primrose – Octopath Traveler

O quão longe vai seu amor ao seu pai e seu sentimento de vingança e justiça?

Para Primrose isso significou se tornar odalisca ou uma mulher da vida. Para atacar o homem de onde ele era mais frágil…

….a masculinidade e virilidade dele.

Errou? De vezes sim. Mas sempre, sempre lutando, pois vítima é quem desiste.

Fonte: Nintendo

Samus – Metroid

Mas tem como Samus não estar nessa lista. Existia alguma dúvida? 

Ela teve vários feitos ao longo dos anos, mas quero lembrar do primeiro. Em uma época que mulheres eram objetos a serem salvos em video games. Samus teve que enganar toda uma geração para convencê-los que ela tem seu valor. Durante todo um jogo ela fingiu ser um homem. No final isso é uma lição que sempre deveria ser aprendida e re-aprendida.

O valor e aptidão das pessoas não está em seu órgão genital ou seu papel de gênero. As mulheres sempre estiveram aqui mostrando seu valor, quem decidiu fechar os olhos, decidiu ser ignorante sobre isso. Deixa elas salvarem o mundo cara!!!

Fonte: Microsoft

Senua – Hellblade

Olha essa mulher. Com psicose ela se aventura além do inferno apenas para recuperar a vida de quem a amou.

Ela vai onde nunca ninguém se atreveu. Ignorando o questionamento se aquilo é verdade ou não. Senua nunca desistiu de sua verdade.

Nada pára uma mulher, nem mesmo condições cognitivas

Fonte: Blizzard

Sylvanas – Warcraft

Um dia você é a General dos Rangers de Silvermoon e no outro um macho escroto afim de consumir tudo que toca te mata para de submeter a escravidão eterna. 

Não obrigada a nada você corta relações com o boy lixo e funda a própria nação de renegados para mostrar a todos o que é poder de verdade. 

Vira dona da porra toda da horda e quem não gostar pode muito bem morrer e obrigado.

Fonte: Bandai Namco

Velvet – Tales of Berseria

Outra mulher na lista que foi desnecessariamente sexualizada. Mas sua personalidade é tão forte que ela carrega o jogo inteiro sozinha. 

Ela é forte, esperta, determinada e não tem escrúpulo nenhum!!! Debochada e rainha das tiradas, ela PISA.

Somos vilões e nunca torcemos tanto para o mal ganhar quanto com ela. E tudo no final das contas para entendermos que vilões também sofrem e vilões também amam e Velvet nessa vida, amou e odiou muito.

Velvet sempre é intensa.

Fonte: Square-Enix

Veronica – Dragon Quest

O que falar da mulher que você acabou de conhecer mas viveu a vida treinando para salvar o mundo de uma profecia e que estava disposta a sacrificar sua vida para salvar a todos, mas que você já considera pacas?

Verônica é essa mulher, que faz tudo isso sendo sarcástica, nunca baixando a cabeça e com sotaque inglês por alguma razão. Amaldiçoada a parecer ter 8 anos. Se somar a idade de todos os personagens talvez não chegue a inteligência dela.

Fonte: CD Projekt Red

Yennefer – Witcher

Linda? Sim. Poderosa? Sim. Talentosa? Sim. Estudada? Sim. Egoísta? Sim. Inteligente? Sim. Obrigada a nada? Sim.

Esse parágrafo resume bem Yennifer. Ela é uma bruxa que sempre está atrás de poder e mais poder. Elegante e mortal, com lindos olhos roxos. Sempre impecável em roupas e luxo. Ela sofreu muito e é odiada por muitos por muitas vezes fazer de Geralt seu cachorrinho.

Mas vocês já pararam pra pensar? Geralt é muito foda. E ela faz ele de cachorrinho…

Quantas vezes da pra multiplicar o quão foda ela é?

A verdade é que ela é uma mulher ambiciosa e que faz o que precisa para conseguir seus objetivos. Ela é vista como egoísta, vadia, irresponsável, manipuladora, gananciosa.

Sabem como a sociedade chama um homem que faz a mesma coisa que ela? 

Esse homem é chamado de homem. E quando falam mais, um homem acertivo e ambicioso.

Pois é, Yennifer é foda.

Fonte: Square-Enix

Yuna – Final Fantasy

Quem poderia imaginar que a menina que começou sua peregrinação e que não conseguia dar um passo sozinha iria se tornar uma mulher que erguida com seus dois pés salvaria o mundo disposta e estaria disposta a sacrificar até a si para salvar e proteger os e ama.


Estou muito grato por ter feito essa lista, se eu errei qualquer momento, me perdoe e me comunique.

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