Nesta quarta-feira (22) morreu o ator Jiro Dan, de ‘O Regresso de Ultraman’, ao 74 anos, vitima de um câncer de pulmão. Uma nota de falecimento foi divulgada na manhã de hoje (24), pela Alpha Agency.

Jiro Dan, nome artístico que Hideo Murata adotou para si, nasceu em 30 e janeiro de 1949, na cidade de Quioto. Seu primeiro e grande papel foi Hideki Go, o Ultraman Jack em O Regresso do Ultraman (1971). Mais tarde, veio a reprisar o seu papel em Ultraman Taro (1973), Ultraman Leo (1974) e Ultraman Mebius (2006).

Morre Jiro Dan, ator principal de 'O Regresso de Ultraman';
Jiro Dan como Hideki Go em O Regresso de Ultraman
Foto: Divulgação/Tsuburaya

Além disso, durante os seus anos na Tsuburaya ele participou de outros projetos relacionado ao Ultraman. Em Ultraman Zearth 2 (1997), Dan fez uma participação especial. Voltando a reprisar seu papel de Go/Jack nos filmes Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! (2006), Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (2008), Ultraman – Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009), Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010) e Ultraman Saga (2012).

Mas fora da franquia Ultraman Dan participou de séries tokusatsu como Super Robot Mach Baron (1974), Robot 8-chan (1981), Godzilla Island (1997). Bem como, suas participações especiais em episódios de Batten Robomaru (1982), Pettonton (1983), Machineman (1984), Patrine (1990) e Hurricaneger (2002).

Contudo, a última participação de Jiro Dan em séries tokusatu foi na série Super Sentai, Kishiryu Sentai Ryusoulger (2019) sendo o mentor dos Ryusoulger. Nós do portal deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares e amigos do ator. Além disso, em uma nota oficial da Tsuburaya Global, através do seu twitter, que em breve o episódio “Os Cinco Juramentos do Ultra” estará disponível gratuitamente em seu canal.

Morre Jiro Dan, ator principal de 'O Regresso de Ultraman'
Jiro Dan como Mentor dos Ryusoulger e em seu último trabalho.
Foto: Toei Company

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre o mundo Tokusatsu, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.