A pouco tempo atrás, ocorria mais uma edição da conferência do Oscar. Onde a Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas, premia os filmes mais icônicos de cada ano em diversas categorias. No entanto, é comum que após cada conferência, muitos vencedores sejam questionados se ele é realmente foi merecedor daquele prêmio. Do mesmo modo, no mundo dos games existe algo parecido, o The Game Awards. Logo após a sua reformulação em 2014, ele se tornou um dos eventos mais aguardados e prestigiados na indústria dos videogames. Houve momentos em que o público sentiu que o reconhecimento dado não foi totalmente merecido. Aqui, examinamos algumas das maiores injustiças que ocorreram ao longo dos anos no The Game Awards.

Primeira polêmica

Logo em sua estreia como The Game Awards, aconteceu a primeira polêmica. Na categoria de melhor jogo de tiro, que atualmente foi unida à categoria de melhor jogo de ação, Far Cry 4 emergiu como o vencedor. Apesar de ser um jogo excelente, ele é simplesmente uma reformulação do próprio Far Cry 3. Além disso, seus concorrentes, Wolfenstein, Titanfall e Destiny, se alinhavam muito mais com a proposta da categoria. Quem já é veterano na franquia da Ubisoft, sabe que a partir de Far Cry 2, todos os jogos são uma mistura de stealth e exploração e não tanto shooter como os seus concorrentes na categoria.

Esnobados no “Oscar”

Bloodborne e Stardew Valley

Tanto para os retrogamers órfãos de Harvest moon quanto para os fãs de uma boa pixel art, uma coisa é fato, Stardew Valley é um jogão! Mas qual seria a polêmica neste caso? Bem acontece que este diamante no mundo dos games nunca ganhou nenhum prêmio no TGA. Nem mesmo um “prêmiozinho” de melhor jogo contínuo, já que até hoje 7 anos depois de seu lançamento, o jogo continua a receber atualizações. Um caso semelhante é o do nosso querido e esquecido Bloodborne, onde mesmo recebendo 4 indicações para melhor jogo, melhor direção de arte, melhor desenvolvedora e melhor RPG, não conseguiu nenhum dos troféus.

Embora o The Game Awards tenha reconhecido alguns títulos independentes ao longo dos anos. Muitos argumentam que o evento ainda não faz o suficiente para destacar a diversidade e a inovação dentro de cada cena de jogos. As nomeações ou o destaque nas categorias principais acabam por ignorar muitos jogos independentes notáveis. Um exemplo é Hollow Knight, que, no TGA de 2017, foi indicado apenas como melhor jogo estreante, ignorando sua indicação como melhor jogo indie.

Inconsistências

Após The Witcher 3 varrer todos os prêmios de 2015 para si, a CD Projekt Red ainda não deixou barato. No ano seguinte ela lançaria uma DLC para o seu jogo, e que concorreria para a categoria de melhor RPG. Ela não só concorreu como também ganhou, superando o aclamadíssimo Dark Souls 3. O evento ainda possuía muitas inconsistências em sua indicação, com a necessidade de criar novas categorias para que se pudesse selecionar vencedores de forma fidedigna.

O principal problema que permanece até a atualidade, é a sua grande dificuldade de se classificar um jogo indie. Diversas vezes o evento seleciona um jogo apenas pela sua estética Indie e não pelo real significado da palavra. Que seria um jogo independente sem grandes investimentos e feito por um seleto grupo de pessoas ou até mesmo uma única pessoa.

Briga de gigantes

GOW VS RDR2

O fatídico TGA de 2018 foi a caixa de pandora para as polêmicas envolvendo o evento. Marvel’s Spider Man não venceu nenhuma das suas 7 indicações, devido aos 2 monstros debaixo da sua cama chamados God of War e Red Dead Redemption 2. A verdadeira guerra começou quando God of War ganhou como melhor jogo do ano, superando Red Dead Redemption 2. Não demorou muito para que diversos haters a nova visão do novo God of War, criticassem em peso o evento, dizendo que o jogo se trata apenas de cutscenes e que descaracteriza a visão original da franquia.

Independentemente do gosto pessoal de cada, é visível que RDR2 é um jogo muito mais duradouro e com freatures muito mais impressionantes que GOW 2018, e mesmo com o prêmio merecido, ainda fica um gosto amargo na boca dos fãs, por a Rockstar Games não ter levado a melhor.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.